07 de fevereiro: Dia do Gráfico

graficoNo dia 7 de fevereiro comemoramos o Dia do Profissional Gráfico. Essa data foi escolhida para   representar importantes vitórias conquistadas por nossa categoria, que ao longo do tempo vem contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do país.

Essa data é importante, pois todos nós, de uma forma ou de outra, deve muito à categoria gráfica, que com empenho e dedicação, permite que existam os livros que educam, os jornais e revistas que informam, os cartazes que comunicam e até os documentos que identificam.

O STIG Jundiaí, que representa trabalhadores de 27 cidades da região de Jundiaí, tem o dever e a honra de manter e ampliar os direitos conquistados. São mais de cinco mil trabalhadores assistidos em todas as lutas e conquistas do dia a dia.

 ”Nesse dia quero, em nome de toda a diretoria, parabenizar essa categoria que a cada ano mostra sua força e organização”, diz Leandro Rodrigues, Presidente do STIG Jundiaí.

HISTÓRIA

diadografico
Essa comemoração existe desde 1923, ano em que foi concluído um dos mais importantes movimentos reivindicatórios da história da categoria gráfica. Após forte resistência e intensa repressão, os empresários do setor gráfico reconheceram a legitimidade da representação da categoria pela UTG, União dos Trabalhadores Gráficos, no dia 07 de fevereiro de 1923, encerrando uma greve que durou 45 dias.

Na época a categoria lutou por melhores condições de trabalho, combate ao trabalho infantil, jornada de trabalho de oito horas, descanso semanal remunerado aos domingos e feriados, férias anuais, direito de se organizarem, entre outras coisas que hoje podem soar como banais, mas na época representava uma vitória sem precedentes.

Tipógrafos