ACORDO NA NOVA PÁGINA MANTÉM REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO E GARANTE O FERIADO NO DIA DO GRÁFICO

nova0

Os funcionários da Nova Página, no interior de São Paulo, terão por mais dois anos o benefício de folgas em sábados alternados e uma folga remunerada no Dia Nacional do Trabalhador Gráfico (7 de fevereiro). Estes benefícios são resultados do novo Acordo Coletivo de Trabalho, firmado pela empresa com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica de Jundiaí e Região (Sindigráficos).  O acordo, que terá validade até o ano de 2017, garante ainda a manutenção da redução de jornada de trabalho. Pelo texto aprovado pelos empregados na última semana, o acordo garante, no geral, três horas semanal a menos do que o definido pela Consolidação das Leis do Trabalho. Os gráficos da Nova Página laboram, em média, 41h semanal, diferente das 44h exigidas pela CLT. 

nova1A maioria dos funcionários participaram da votação do novo acordo na semana passada. Vinte e três funcionários do setor administrativo foram favoráveis ao pleito. Os gráficos dos três turnos da produção também aprovaram. Foram 92 a favor, três contrários e um voto em branco. O acordo garante ao pessoal do Administrativo o trabalho de segunda-feira à quinta-feira de 7h30 às 17h30, largando uma hora mais cedo na sexta. Também foi definido uma horário especial para o pessoal da produção em períodos de baixa demanda produtiva. Ficou definido dois horários distintos: De segunda à quinta, das 6h às 16h, largando uma hora mais cedo na sexta; e De segunda à quinta, das 8h às 18h, largando às 17h na sexta.

Em tempo de produção normal, o novo acordo mantém os três turnos funcionando. O primeiro turno segue de segunda à sexta das 6h às 14h. E a novidade fica no horário de trabalho nos sábados alternados. Passa a ser de 6h às 14h. antes era das 7h30 às 15h30. Agora larga mais cedo no sábado em que trabalha, tendo mais tempo para aproveitar a vida social ao largar. Houve também melhorias para o pessoal do segundo turno. Trabalha-se de segunda a sexta das 14h às 22h. Mas, na sexta que antecede o sábado que for trabalhar, larga uma hora e meia mais cedo (20h30). E esta hora e meia não precisa ser compensada em dia nenhum. O trabalho no sábado alternado é de 7h às 15h30. O pessoal do terceiro turno não trabalho em nenhum sábado, apenas de segunda a sexta das 22h às 6h.

nova2“Sempre vamos lutar para qualificar a vida do trabalhador”comemora o desfecho positivo o presidente do Sindigráficos, Leandro Rodrigues. Ele conta que já há seis anos vem garantindo acordos coletivos com a Nova Página, onde melhora a jornada de trabalho dos gráficos. Em todos eles a folga do Dia do Gráfico e o trabalho em sábado alternado vem sendo sempre garantido.  O dirigente aproveita para pedir o apoio de todos os trabalhadores da empresa para fortalecer a entidade de classe, através da sindicalização. Os interessados devem procurar o sindicato ou enviar a solicitação por meio do cadastro de filiação pelo site do Sindigráficos.