ATÉ 2022, MESMO COM PANDEMIA, SINDICATO RENOVA ACORDO COM LITOBAND PARA GRÁFICOS FOLGAREM EM MAIS SÁBADOS

Nesta quarta-feira (29) completa uma semana que o conjunto dos gráficos da LitoBand, que fica em Jundiaí, aprovou a renovação de um acordo coletivo negociado pelo sindicato com a empresa em favor da categoria. O acordo garante a jornada de trabalho semanal de segunda a sexta-feira enquanto a produção estiver modificada pelos efeitos econômicos diante do coronavírus. Mas, quando ficar aquecida de novo, volta a operar nos sábados, sendo que o trabalhador não precisa ir todo sábado. Os gráficos terão folgas em sábados alternados. O acordo é valido até julho de 2022.

“A grande maioria dos trabalhadores aprovaram o acordo durante votação secreta realizada na semana passada. Fomos até a empresa e levamos a proposta de renovação do acordo durante quatro assembleias feitas no auditório da LitoBand em horários distintos, garantindo o distanciamento social devido à covid-19”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Gráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região (Sindigráficos).

A aprovação foi em peso. Foi unanime entre os trabalhadores dos setores administrativos que participaram da votação. O mesmo se repetiu com os gráficos que trabalham neste horário por conta dos efeitos da pandemia. Todos os 49 profissionais votantes desse horário foram favoráveis. Houve também grande aprovação dos gráficos que trabalham no horário noturno. Três dos quatro empregados que participaram do processo votaram sim. A empresa tem cerca de 70 trabalhadores, uma parte estava de férias, ou afastados por conta de alguma medida em relação ao combate à covid.

Em relação a pandemia, a empresa também tem se destacado por não adotar nenhum tipo de medida do governo federal onde tem provocada a queda da renda dos trabalhadores, como a redução de jornada/salário e suspensão de contrato de trabalho temporária. Até agora, a LitoBand fez medidas administrativas, conforme as orientações do sindicato para todas as gráficas da região. Entre elas, licenças, férias e o trabalho home-office.

A empresa também não demitiu nenhum gráfico durante a pandemia. Por sinal, o acordo renovado garante a proteção aos direitos dos empregados até quando são desligados do trabalho. Desde 2018, um ano após a lei da reforma trabalhista flexibilizar a obrigação da homologação sindical da rescisão contratual do trabalhador, esta obrigatoriedade permanece entre o Sindigráficos e a LitoBand por força do acordo coletivo agora renovado.

A homologação é uma proteção para o profissional na hora de demissão, pois confere se todos os direitos foram incluídos na rescisão, bem como se foram pagos adequadamente. E ainda impede a demissão se tiver com alguma doença. A obrigatoriedade da homologação no sindicato continua até dia 21 de julho de 2022, prazo final do acordo, período que o sindicato voltará a lutar pela garantia de outra conquista: feriado do Dia do Gráfico, não possível de avançar este ano por conta da pandemia, mas também em função do ainda baixo número de gráficos sindicalizados na empresa. Fichas de sócios já foram inclusive distribuídas com gráficos interessados. Juntos somos sempre mais fortes. O sindicato precisa de você. ASSOCIE!