Atenção gráficos, é hora de se preparar para a luta

10413361_613868648722830_4444104823941421523_n

O setor patronal deixa claro que pretende restringir o máximo o Aumento Real, além disso, não está propenso a avançar em Cláusulas Sociais da nossa CCT

Na 1ª Rodada de Negociações Coletiva de Trabalho entre a FTIGESP (Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo) e o Sindicato Patronal (SINDIGRAF), realizada no dia 7 de outubro em São Paulo, negociadores do setor Patronal sinalizaram em manter as Cláusulas atuais da Convenção Coletiva do Trabalho vigente e só discutir as questões Econômicas. Os gráficos não concordam e querem mais!

A categoria gráfica reivindica 6% de aumento real e 100% da inflação acumulada no período de 1º de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014, além da manutenção de cláusulas preexistentes na Convenção Coletiva. Os gráficos também querem uma solução para a rotatividade nas empresas, que cresceu 82% em 2013.

“Ficou bem identificado pelo Sindicato Patronal que eles não estão propensos a ceder nada, daí porque é necessário ficarmos atentos e nos prepararmos para a luta”, informa Leonardo Del Roy, presidente da Federação.

A posição dos gráficos foi muito clara ao afirmar que é preciso haver uma discussão de Aumento Real condizente com as necessidades da categoria como forma de repor as perdas salariais.  Também é preciso discutir melhorias na cesta-básica e se for o caso definir um valor para as empresas que preferem conceder o vale compra no lugar dela.

O Comando dos Gráficos também não aceitará a Data-Base abaixo do mês de outubro, dando uma resposta clara aos negociadores do Sindicato Patronal.

PRÓXIMA RODADA

A bancada dos trabalhadores ficou de apresentar antes da reunião do dia 28 e outubro uma relação de Cláusulas Sociais que pretendemos continuar discutindo com o Sindicato Patronal.

 

Calendário das próximas Reuniões

Horário das Reuniões das 14h às 17h

Dia 28 de outubro de 2014

Discussão sobre Cláusulas Sociais;

Apresentação pelas partes do cenário econômico do Setor Gráfico.

Dia 11 de novembro de 2014

Discussão das questões Econômicas já com os índices totais do INPC.

Dia 18 de novembro de 2014

Reunião para tentar finalizar nosso Acordo (Se for necessário).