BETTERS PAGA PLR NESTA QUINTA E EMPRESAS ENQUADRADAS COMO GRÁFICAS EM JUNDIAÍ E VINHEDO AINDA NÃO PAGARAM

As gráficas Jundgraf e Precissa em Jundiai e Vinhedo respectivamente, diferente do que já fez a gráfica Betters em Franco da Rocha, ainda não negociaram com o Sindicato da categoria (Sindigráficos) quando pagarão a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos trabalhadores. O prazo final para o pagamento obrigatório da 1ª parcela venceu no último dia 5. É obrigado pagar porque consta na Convenção Coletiva de Trabalho da classe, negociada pelo sindicato com as gráficas na campanha salarial de 2018. A Betters, ciente disto, antecipou-se às denúncias e logo informou seu atraso e negociou com o sindicato. Já pagará nesta quinta-feira (18).

Diferente da Betters, que tem 150 gráficos e grande quantidade de sócios ao sindicato, várias denúncias chegaram ao sindicato dos trabalhadores ainda não sindicalizados da Jundgraf e da Precissa, empresas que foram enquadradas como gráficas há menos tempo. Mas todas elas passam a ser obrigadas a seguirem também a convenção da classe, incluindo a PLR. Assim, os gráficos dessas empresas também devem receber uma remuneração maior do que antes, pois a PLR varia de 37% a 55% do piso.

Pela convenção, a 1ª parcela deve variar de R$ 302,86 até R$ 445,40. E pode crescer mais 5% se o funcionário não tiver falta no trabalho em 2018. A segunda parcela, com o mesmo valor, deve ser paga na folha de agosto. Tudo deve constar na folha de pagamento. Mas no último dia 5, prazo final para pagamento salarial de março, nenhum dos gráficos da Jundgraf e Precissa recebem sua PLR. O sindicato logo foi lembrado pela classe.

“Já iniciamos a conversa com os trabalhadores. Mostramos a importância do Sindigráficos para a garantia dos direitos deles, a começar pelo então enquadramento sindical das empresas enquanto gráfica, o que oportuniza os benefícios da convenção da classe a todos, a exemplo agora da PLR”, disse Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato. O dirigente aproveitou para lembrar aos gráficos sobre a necessidade deles agora fortalecem a entidade para que ela acumule poder de negociação junto aos patrões. A associação de todos é vital para avançar no cumprimento da convenção. SINDICALIZE-SE AQUI. Fortaleça o Sindigráficos e garanta seus direitos!