BOMIX ACEITA SUGESTÃO SINDICAL PARA REVER JORNADA DOS GRÁFICOS E LIBERA FERIADO ESTENDIDO DE NATAL E REVEILLON

Nesta segunda-feira (21), poucos dias após o novo dono da Rami, agora pertencente ao grupo Bomix, reunir-se com dirigentes sindicais e receber sugestão para repensar a proposta de trabalho dos gráficos nos domingos diante dos feriados de Natal e Réveillon, como será nas outras empresas do grupo, o Sindigráficos vai na empresa conferir com os trabalhadores o que acharam da nova proposta intermediada após o pedido da categoria. Segundo a Bomix, os gráficos gostaram e inclusive já aprovaram porque terão um feriadão estendido. O pessoal do 3º turno, por exemplo, não terá de laborar nas vésperas dos feriados e nem nos três dias posteriores. Ficarão de folga até o domingo. Só voltam nas segundas-feiras. Os outros turnos (1º e 2º) passam três dias seguidos em casa, a começar do feriado.

“Ninguém precisará trabalhar nos domingos para compensar a folga nas vésperas desses feriados, como a empresa propôs inicialmente. A Bomix mostrou sensibilidade ao nosso pleito e retirou tal proposta, oportunizando a folga estendida de três dias para os gráficos do 1º e 2º turnos e de quatro para o 3º turno, com a devida compensação no próximo ano. A empresa evitou inclusive que o pessoal do 1º e 2º turnos tivessem de trabalhar nos sábados, dia que faz parte de sua jornada semanal de trabalho habitual”, conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, que parabeniza a categoria pela reivindicação ao sindicato e agradece a Bomix por aceitar.

A formulação do acordo do feriadão estendido levou em conta a própria jornada semanal dos trabalhadores. Houve uma migração do trabalho do sábado do pessoal do 1º e 2º turnos para a véspera dos feriados, o que evitou que tivessem de já compensar no domingo – dia fora da escala de trabalho normal. Mas a empresa os liberou do serviço nos sábados nestas semanas do Natal/Réveillon, devendo compensar os dias depois. Assim, folgarão três dias seguidos, do feriado até o domingo. A jornada semanal normal deles é das 5h às 13h20 (1º turno) e das 13h10 às 20h14 (2º turno)

A folga dos trabalhadores do 3º turno ficará ainda maior devido sua escala semanal. Eles trabalham só de segunda a sexta-feira, das 20h09 às 05h05, conforme um acordo coletivo de trabalho firmado com o Sindigráficos. A situação, portanto, não demanda troca do serviço de sábado pela véspera dos feriados. Assim, já iniciam a folga no dia antes do Natal e do Réveillon. O sindicato aproveita para pedir ao conjunto de trabalhadores que não se esqueça da entidade que não se limitou a ajudá-los rapidamente, apesar da maioria ainda não ser associado. Juntos somos fortes. SINDICALIZE-SE!