CATEGORIA GRÁFICA, PELA 1ª VEZ, FARÁ PARTE DA DIREÇÃO DA ATUANTE ASSOCIAÇÃO DE APOSENTADOS DE JUNDIAÍ E REGIÃO

No próximo mês, depois de 59 anos de história do Sindicato dos Gráficos de Jundiaí e região, um diretor do Sindigráficos fará parte da direção da Associação dos Aposentados e Pensionista de Jundiaí e Região (AAPP), entidade que representa 20 mil profissionais inativos de várias categorias. Para a atual presidente da AAPP, Fé Juncal, que encabeça a chapa que concorrerá a eleição em junho para o comando da entidade, os gráficos é uma classe de trabalhadores com grande importância para o movimento sindical da região e para a luta em defesa dos direitos trabalhistas e a leis previdenciárias onde garantam a aposentadoria da classe trabalhadora. Com mais da metade de diretores do Sindigráficos já de aposentados, Leonildo da Silva (Veludo), ex-impressor do Jornal da Cidade (JC), foi convidado pela AAPP para fazer parte da chapa para o comando da Associação. E terá a missão política e organizativa dos aposentados e pensionista através da diretoria de Política Social.

O convite foi formalizado por Fé e aceito por Veludo no começo desta semana em reunião no Sindicato em Jundiaí. Sindicalizado desde 1976, Veludo agradece a confiança pela nova função e diz que buscará ajudar todos os aposentados e pensionistas da região através da unidade e organização deles, em especial da categoria gráfica.

“O gráfico aposentado e o todo aquele que está perto de se aposentar não estão livres da reforma da Previdência, esta que ameaça a garantia do pagamento dos benefícios ao propor mudança no regime solidário de repartição (onde quem trabalha pago as aposentadoria e as pensões) para a capitalização (onde quem trabalha só garante a sua poupança quando se aposentar)”, alerta. A meta do sindicalista na AAPP será intensificar inclusive a tarefa no Sindigráficos para reagrupar os gráficos já aposentados para esta luta junto com os gráficos da ativa, que ainda lutam pelos direitos trabalhistas.

Para Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, Veludo acumula condições na sua trajetória e característica pessoal que o creditam para, em nome da classe gráfica, contribuir no desenvolvimento desta tarefa de organização de trabalhadores já aposentados e pensionistas. O dirigente agradece o convite feito por Fé Juncal, uma bancária e grande parceria dos gráficos. “Ela é sempre presente em nossas lutas. Sempre disponível em atender nossos pedidos. Há anos, Fé contribui no evento que fazemos com as profissionais gráficas, inclusive no último, onde mostrou às nossas companheiras os prejuízos da reforma da Previdência de Bolsonaro”, diz.

Dos atuais 18 diretores do Sindigráficos, 10 já estão aposentados. São eles: Leonildo da Silva; Jurandir Franco (Log&Print); Oswaldo Santesco (Jandaia); Paulo Gomes (JC); Aparecido Morales (Siquini); César Santos (LitoBand); José Satiro (Carimbo Fioravante); Leonardo Del Roy (Vitória), Wilson Donato (MaxPrint) e Valéria Simionnato (Log&Print). “Esperamos contar com a ajuda de cada um desses sindicalistas nesta nossa tarefa da organização dos gráficos aposentados”, adianta Veludo.