COBRADA POR FALHA NO ACORDO DE JORNADA DOS GRÁFICOS, NOVA DIREÇÃO DA LOG&PRINT MARCA REUNIÃO COM SINDICATO

Na próxima semana, dia 6, em atendimento à solicitação do Sindigráficos,  Caio Graco, que se apresentou como o novo responsável pela Log&Print, em Vinhedo, aceitou se reunir pessoalmente com sindicalistas para tratar de queixas de gráficos sobre o descumprimento de um acordo de jornada de trabalho em vigor, especificamente sobre o não pagamento das horas-extras realizadas nos primeiros seis meses do referido acordo. Uma das regras descumpridas, segundo denúncias apontadas, é de que a gráfica vem deixando de pagar as horas-extras realizadas entre 16 de fevereiro a 15 de agosto, mesmo depois do prazo limite de compensá-las com folgas.

Na reunião, a empresa precisará inclusive apresentar para o Sindigráficos o saldo das referidas horas negativas e positivas existentes dos gráficos. “É dever da empresa apresentar o saldo de quitação com define o acordo assinado pelo sindicato e pela antiga direção da gráfica com validade até 15 de fevereiro de 2021”, diz Leandro Rodrigues, presidente da entidade. Além da previsão desse pagamento de horas-extra não compensadas nos períodos semestrais, o acordo ainda garante para os mais de 500 gráficos a folga mensal no sábado (para 1º e 2º turnos) e no domingo (3º turno).

Leandro conta que o novo gestor da Log&Print não só confirmou a reunião para o próximo dia 6, como também garantiu abordar sobre este assunto. Além disso, em contato telefônico com o sindicalista, fez questão de dizer que em sua trajetória profissional o respeito à representação sindical dos trabalhadores é uma de suas características. “Nesta ligação, Caio Graco se apresentou como o novo responsável pela empresa e, se for possível, levará outro assunto para debater com o sindicato”, informa o sindicalista.

Embora não detalhou o assunto, Leandro revela que o novo gestor dessa gigante do setor gráfico brasileiro, que vem trocando de direção com certa constância, introduziu o seu interesse de abordar sobre a reestruturação da Log&Print. Na última reestruturação que a empresa aplicou, apesar de Caio Graco não compor a direção da época, esta que foi toda desligada este ano, houve ataques a direitos históricos dos trabalhadores do local.

O Sindigráficos adianta que espera que a reestruturação prevista por Caio seja para o desenvolvimento da empresa e também daqueles que fazem este progresso acontecer, que são seus trabalhadores indiscutivelmente. A reunião será realizada na sexta-feira da próxima semana no sindicato.