CONVITE DA FESTA DO DIA DOS GRÁFICOS COMEÇA A SER ENTREGUE NO SINDIGRÁFICOS A PARTIR DE QUARTA (22)
O gráfico filiado ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica de Jundiaí (Sindigráficos) tem direito a receber convites para a festa do Dia dos Gráficos, realizada há muitos anos e que será comemorada este ano no dia 31 de maio, mês em que a entidade sindical completa 55 anos de existência.
O trabalhador pode retirar o convite na sede do Sindicato na cidade de Jundiaí, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os filhos até 17 anos e cônjuge dos sindicalizados também recebem ingressos.
O trabalhador deve mostrar o RG e a carteira de Sócio ao Sindigráficos quando for retirar os ingressos para a festa. O evento será realizado no Sítio São Francisco, localizado na Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, KM 74,5, em Jundiaí.
A expectativa da organização é de que compareça 3 mil pessoas. Venha e traga sua família! Viva os Gráficos e Parabéns aos 55 anos do Sindicato.
Todo participante terá direito a muito churrasco e bebidas gratuitas. “Uma estrutura especial já está sendo montada para receber o gráfico e a sua família”, antecipa Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Está sendo montado três grandes ambientes, além de toda área campestre livre.
A atração principal ficará no galpão onde serão realizados os shows com bandas regionais de pagode, axé, sertanejo e etc. O público adulto também disponível outra área voltada para quem gosta de música mais intimista, a exemplo de MBP, estilo som de “barzinho”. Este espaço está sendo montado no deck do sítio, às margens do lago. A criançada também terá espaço reservado. Uma área especial será montada com a brinquedoteca para a meninada e com muito algodão doce e pipoca.
Os trabalhadores sindicalizados também concorrerão a vários prêmios. Serão sorteados eletroeletrônicos para os participantes no palco principal.
Além disso, a direção do Sindigráficos aproveitará a festividade para falar aos gráficos e a seus familiares sobre a tentativa do Congresso Nacional, iniciada pelos deputados federais, de conceder o direito ao empresariado a terceirizar o trabalho gráfico. Com isso, a categoria verá seu salário ser reduzido, assim como retirados os direitos da Convenção e/ou Acordo Coletivo de Trabalho.
A terceirização vai piorar a vida do trabalhador. Os trabalhadores mais antigos de algumas gráficas da região de Jundiaí, na década passada, sofreram na pele o problema da terceirização e não querem mais voltar ao passado. Por esta razão, cruzaram os braços na semana passada contra o Projeto de Lei da Terceirização, aprovado na Câmara dos Deputados no começo do mês. A pressão deve ser em cima dos senadores para barrar esta iniciativa ofensiva aos trabalhadores.
Gráficos do Brasil contra terceirização
Um dia após a aprovação do PL 4330 pelos deputados federais na terça-feira (7), liberando a terceirização para todos os setores dentro da produção, até nas atividades fins de qualquer categoria profissional, a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Gráfica (CONATIG), composta por sindicatos e federações da classe de todas regiões do País, representando 200 mil funcionários, reuniram-se em São Paulo e decidiram se posicionar contrária ao Projeto de Lei.
Uma ação prática contra o PL será realizada junto ao Senado, instância legislativa por onde o projeto passará após análise final de emendas na Câmara. A CONATIG interpelará aos senadores para impedir o avanço do PL no Congresso Nacional. A entidade entregará uma carta, expondo efeitos do projeto na precarização do trabalho e na vida do trabalhador, criando dificuldades maiores nas relações trabalhistas e sindicais.
Neste sentido, a fim de garantir a qualidade do documento, a entidade de nível superior dos gráficos tomou o cuidado de elaborá-lo, tomando por base dados estatísticos e posicionamentos de instituições públicas, como a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Incluiu ainda dados de órgãos com crédito e notoriedade social, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
“Nesta semana, cada senador estará com a posição do setor gráfico contrária ao PL e as nossas justificativas disso”, informa Leonardo Del Roy, presidente da CONATIG. O dirigente aproveita e solicita para que o documento seja divulgado pelas entidades sindicais da categoria, através dos seus instrumentos de comunicação, como site, página no Facebook, e jornais impressos e etc.