DIÁRIO DE SP ANUNCIA AO SINDIGRÁFICOS CRIAÇÃO DA CIPA E PAGAMENTO DO FGTS DOS GRÁFICOS EM ATRASO

DIARIOSP0

Os 100 gráficos do Diário de São Paulo, em Jarinú, correrão menor risco no trabalho em breve. A empresa já iniciou o processo para formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em atendimento à exigência do Sindicato da categoria (Sindigráficos). A Cipa começará a atuar em abril, após os processos de inscrição e eleição dos candidatos. Outra boa notícia foi o anúncio do pagamento integral da dívida com o FGTS dos trabalhadores, que está atrasado há mais de um ano. O jornal pagará tudo em junho, sem parcelamento do débito, conforme oficializou em reunião com sindicalistas que cobravam uma resposta para o caso. Também serão pagas as multas por atrasos salariais nos últimos meses.

DIARIOSP1O pagamento integral do FGTS atrasado será feito no dia 29 de junho. A data foi repassada pelo diretor financeiro da empresa, Fernando Matos, acompanhado do advogado do jornal, Edval Jr. “Cobrávamos há meses uma posição do Diário de São Paulo sobre esta questão”, comemora o presidente do Sindigráficos, Leandro Rodrigues, lembrando que tudo foi devidamente registrado e assinado pelos representantes da empresa.

O sindicalista frisou a relevância dessa ação para o cumprimento do direito do trabalhador, ainda mais agora, com a mudança na lei, onde o gráfico só pode entrar na Justiça para cobrar o pagamento do FGTS atrasado dos últimos cinco anos. Então é preciso lutar em tempo para ter o FGTS.

DIARIOSP3O jornal também garantiu que pagará em junho/julho multas pelo atraso no pagamento salarial. Todo jornal e gráfica devem pagá-la se efetuar o pagamento do salário após dia 5 de cada mês. E a multa é diária, como determina a Convenção Coletiva de Trabalho da classe. O Diário de SP assumiu a dívida com a multa e justificou o motivo de só poder pagá-la no meio do ano, assim como fará com o FGTS atrasado. A empresa irá receber um grande volume de recursos do governo federal referente a serviços já realizados em 2015 relativos à produção de livros didáticos.

Cipa e manutenção dos empregos

DIARIOSP4A empresa já abriu a inscrição para candidatos à Cipa. O jornal estava irregular, conforme vinha sendo questionado pelo Sindigráficos, porque não possuía Cipa, contrariando a lei pertinente. Quem faz parte da Cipa é o trabalhador. E ele tem estabilidade no emprego. A inscrição terminou na última sexta-feira (19) e iniciou no último dia 5. As eleições ocorrerão no dia 4 de março. A posse dos cipeiros será realizada no dia 4 de abril.

Além da Cipa e das outras boas medidas anunciadas, o Diário de SP também garantiu ao Sindigráficos que continuará fazendo de tudo para manter todos os postos de trabalho existentes. Desde o ano passado, depois que passou a realizar também serviços gráficos convencionais, a empresa contratou mais funcionários e tem mantido todos os empregos.