EM ANO PANDÊMICO, SINDICATO ELEVOU SUA ATUAÇÃO COM OS GRÁFICOS PARA REDUZIR OS EFEITOS DA CRISE NA CATEGORIA

Enfim, chegamos ao final de 2020. Sem dúvidas, foi um ano que marcou a história sofrida dos trabalhadores pelo grande índice de desemprego e também pelas quase duzentas mil mortes geradas durante a pandemia.

Desde o início dessa crise, o Sindigráficos se manteve firme e forte na luta junto com a categoria para evitar um mal ainda maior. Foi criado até o comitê especial onde foram realizadas várias lutas e reuniões periódicas com as empresas com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus.

Mesmo neste caos, graças a essa atitude sindical, foi possível renovar e até implantar mais acordos coletivos de trabalho em muitas gráficas para garantir o bem estar dos trabalhadores, a saúde e a segurança de todos. No período, apesar de muita dificuldade, também foi possível renovar a Convenção Coletiva e a reposição inflacionária nos salários da categoria.

O Sindigráficos trabalhou incansavelmente, mesmo com o enorme risco de contaminação com a covid. A entidade não fechou um único só dia.

Pois bem, mesmo diante de toda a adversidade neste ano para manter a luta pelos direitos, salário e condições de trabalho, o sindicato fez a sua parte. Porém, se 2020 foi um ano difícil, 2021 tende a ser ainda pior. Mas, tenha certeza, que se depender do Sindigráficos, a luta continuará viva!

Entretanto, o novo ano aponta para a necessidade de maior unidade dos trabalhadores para evitar um mal maior. Para isso, será necessária uma maior adesão sindical da categoria para resistir e garantir todos os direitos.

Afinal, a pandemia, mesmo que acabe ou reduza com a vacina, os efeitos dessa crise permanecerão sobre a economia por muito tempo, sobretudo por não se ter um governo federal capacitado para aquecer o mercado interno, tampouco uma política externa. Limitam-se só a fazer “reformas” para tirar direitos e privatizar o patrimônio público.  

Infelizmente, o Brasil vive um cenário de terra arrasada. Os trabalhadores, portanto, precisam se autoproteger dos efeitos decorrentes no mundo do trabalho. Para isso, precisa apostar na unidade e organização por meio da sindicalização. O Sindigráficos precisa da categoria para manter a luta.  

Boas festas a todos com sentimento de empatia e solidariedade.

Um 2021 com muita paz e saúde!

A direção do Sindigráficos