EM ATENDIMENTO AO SINDICATO, E-PRINT/HN ACEITA REAJUSTAR TRÊS SALÁRIOS DOS GRÁFICOS ANTES DO PERÍODO DEFINIDO

Nesta semana, os gráficos da E-Print/HN Comunicação (Cajamar) já começam a receber o salário com reajuste. Os trabalhadores não precisarão esperar até janeiro para ter o aumento, como definiu a nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Além do salário de novembro maior, o aumento ocorrerá na folha de dezembro e no 13º salário. A menor remuneração já passa para R$ 1.723,42. A decisão empresarial atendeu um pedido do Sindicato da categoria (Sindigráficos). Desde o mês passado, depois que terminou a campanha salarial com o patronal, a entidade tem solicitado a antecipação do reajuste diretamente às gráficas que já puderem efetuar.

“O pleito sindical entende que a pandemia não afetou todas as empresas de forma igual. Assim, aqueles empregadores que puderam valorizar os seus trabalhadores, recomendamos a justa recomposição salarial o mais breve, sem esperar janeiro, pois a data-base da classe foi em setembro. O próprio patronal aceitou fazer esta mesma recomendação às gráficas do estado de SP”, conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.  

Felizmente, a E-Print/HN acolheu o pedido sindical em favor dos empregados. A informação foi confirmada pela supervisora financeira da gráfica rápida e digital, Bárbara Ricieri, durante reunião com o sindicalista por telefone. O aumento acordado na campanha salarial foi de 2,94% – percentual com base na inflação de setembro/2019 a agosto/2020, período de referência para a definição do aumento, uma vez que a data-base é 1º de setembro.

Na reunião, a gestora aproveitou para tirar dúvidas com o sindicato sobre as regras em relação à concessão de férias coletivas dos trabalhadores. Nesta época do ano, cresce o número de empresas e gráficos em buscam informações a esse respeito. O Sindigráficos alerta que a legislação é bem clara quanto à obrigatoriedade da empresa em informar ao sindicato sobre as férias coletivas até 15 dias antes do seu início. A E-Print/HN deve optar por esta modalidade de férias, porém, ainda não confirmou sua aplicação.

O Sindigráficos, que parabeniza a sensibilidade da empresa ao reajustar o salário de todos os seus trabalhadores, como também por buscar fazer as férias coletivas corretamente, destaca também o canal de diálogo que foi aberto entre a entidade e a empresa em favor dos trabalhadores. O sindicato aproveitará para solicitar, com base na convenção, uma agenda na E-Print/HN para realizar a campanha de sindicalização dos gráficos do local. A associação é vital para manter o sindicato ativo em defesa da categoria.