EM PLENA PANDEMIA, SINDICATO GARANTE FOLGA DE SEXTA A DOMINGO SEM QUEDA SALARIAL, HORA-EXTRA COM VALOR MAIOR E FERIADO DO DIA DO GRÁFICO

Nesta quarta-feira (17), participam de votação para reduzirem o número de dias de trabalho sem redução salarial os 140 gráficos da FlexCoat, empresa em Louveira e classificada há pouco tempo como gráfica após enquadramento do Sindicato dos Trabalhadores (Sindigráficos). Se for aprovado, a jornada semanal ficará somente de segunda a quinta-feira, como já acontece na unidade filial da gráfica Inapel, em Jundiaí, por força de acordo coletivo também negociado pelo Sindicato. A entidade sindical garantiu ainda um percentual maior da hora-extra, na ordem de 150%, se os empregados trabalharem em vários feriados do ano, como no Natal, Ano Novo, Sexta-Feira Santa e Páscoa. E foi incluso no acordo um feriado a mais para todos, no dia 7 de fevereiro (Dia dos Gráficos). 

“Com ou sem pandemia, estaremos aqui para defender o interesse dos gráficos, e quando possível, avançaremos nos seus direitos, renda e nas condições de trabalho, a exemplo da melhoria agora da jornada laboral dos gráficos da FlexCoat, a ampliação do valor da hora-extra nos feriados citados acima e a inclusão do feriado do Dia dos Gráficos para todos os 140 trabalhadores gráficos, assim considerados profissionais da categoria  depois do nosso diálogo para o enquadramento sindical da empresa enquanto uma gráfica. Esperamos que todos se sindicalizem em reconhecimento a está nossa luta em favor de todos e para que possam contar com o nosso setor Jurídico gratuito e a nossa colônia de férias a preços diferenciados. Juntos, somos sempre mais fortes”, destaca Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Pelo negociado com a FlexCoat, os trabalhadores também poderão trocar os dias de feriados sempre que possibilitarem a permanência de mais dias seguidos de descanso em casa ou lazer. A decisão será tomada através de votação secreta dos gráficos de modo a evitar qualquer tipo de pressão ou perseguição posterior. O Sindigráficos frisa que este dispositivo é mais avançado que o já contido na convenção que regula todas as gráficas da maior parte do estado, já que não tem essa previsão de votação secreta.

Por sinal, a votação secreta para aprovação desse acordo coletivo será realizada às 15h30 para os 20 funcionários do setor Administrativo, bem como a partir das 16h30 para os 100 gráficos da produção do 1° turno, e, por fim, às 17h20 para os 20 empregados do 2° turno. Se for aprovado, a jornada semanal de trabalho de segunda a quinta-feira será aplicada das 6hàs 18h para o pessoal do 1° turno e da administração; e das 18h às 6h para os trabalhadores do turno noturno. Em ambas os horários haverá sempre uma hora para a refeição.