EMPRESA DE COMUNICAÇÃO VISUAL NEGA DIREITO DO GRÁFICO ATRAVÉS DE FRAUDE NA REPRESENTAÇÃO SINDICAL DA CLASSE

Neste mês, depois do avanço da campanha para garantir a representação sindical dos trabalhadores como gráficos nas empresas do ramo da região a fim de que todos tenham os iguais direitos coletivos e padrões salariais da classe, o Sindigráficos decidiu que notificará a Catedral Comunicação Visual, no Parque São Roberto em Cajamar. A notificação será realizada porque a empresa não reconhece a Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos, mesmo sendo legitimada pelo Ministério do Trabalho, inclusive estabelecendo que o Sindigráficos é a única entidade de classe que pode representar os profissionais das empresas de Comunicação Visual, uma vez que elas atuam no setor de impressão, pré-impressão e acabamento.

A Catedral já funciona há três anos no atual endereço. Porém já fazem 10 anos que atua em Cajamar sem que os gráficos do local denunciassem a situação ao sindicato da classe. Pois, sem saberem da irregularidade, um sindicato de uma outra categoria profissional os representava em acordo com a empresa, e eles perderam direitos e ficaram com salários inferiores em comparação aos definidos para os gráficos através da representação sindical adequada. E, enquanto continuar errado, os prejuízos se mantêm.

A fim de evitar a continuidade desses prejuízos, o Sindigráficos lançou a campanha para o justo enquadramento sindical dos empregados gráficos em todas as empresas do ramo, inclusive as de Comunicação Visual. Foi assim que o órgão descobriu a irregularidade na Catedral no último mês. A empresa atua com a criação e a impressão de banners, faixas e placas, atividades gráficas que garantem aos profissionais os direitos de gráficos.

Odair Tomé, assessor sindical, está monitorando o caso. Ele orienta todos os profissionais desses tipos de empresas para denunciarem ao sindicato se não estiverem sendo reconhecidos enquanto gráficos, mesmo atuando com impressão, pré-impressão ou acabamento gráfico em papel, plástico, metal ou em outro tipo de material com o uso de quaisquer maquinários. Denuncie ao Sindigráficos e sindicalize-se para fortalece a sua proteção!