EMPRESA DE PLOTAGEM SE INSTALA PERTO DO SINDICATO COM PENDÊNCIA NO ENQUADRAMENTO DA CATEGORIA DOS GRÁFICOS

Toda empresa do segmento de plotagem, encadernação, plastificação e atividades afins pertencem ao ramo das indústrias gráficas, mesmo que o seu produto seja fornecido para um ou mais setores econômicos distintos. Os trabalhadores que atuam nesta área são gráficos, tendo eles o direito aos mesmos benefícios (direitos e salários) da classe e superiores à CLT, ainda mais quando definidos na carta sindical e na convenção coletiva da categoria, como é o caso do Sindicato em Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região. Por sinal, bem próximo do sindicato, instalada há pouco tempo em Jundiaí, apesar de ter 14 anos, a Printer Soluções e Plotagens, empresa que fornece para o setor de Construção Civil, talvez desconheça a regra. O sindicato solicitará a Printer para que realize o enquadramento correto.

“A plotagem é a atividade central da Printer, que ainda garante que faz o serviço de corte e dobras, que é uma etapa produtiva da indústria gráfica, a do Acabamento Gráfico. A plotagem é a etapa anterior, a da Impressão. Portanto, mesmo que a empresa seja especializada neste tipo de serviço para a Construção Civil, já que imprime plantas de imóveis, inclusive com oferta do serviço de acabamento, como ela mesma descreve em seu site comercial, sua atividade econômica central continua sendo do segmento gráfico”, explica Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

A empresa também oferece outros serviços do ramo gráfico, todas postas no seu próprio site comercial (https://www.printerplotagens.com.br/). São elas: digitalização (scaner) e cópias de grandes formatos; encadernações e impressões; e plastificação. “Atividades também das indústrias gráficas, mesmo que direcionado para setor o imobiliário. Portanto, deve enquadrar sindicalmente os seus trabalhadores na respectiva categoria profissional adequada, ou seja, enquanto trabalhadores gráficos”, esclarece Leandro.  O dirigente vai até a empresa apresentar a carta sindical correspondente, que é o documento legal para estes fins de enquadramento da categoria.