ESDEVA ESCUTA O SINDICATO E INSTALA CLIMATIZADOS PARA GRÁFICOS E QUALIFICA AÇÕES EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Embora o governo Bolsonaro defenda a extinção de 90% das Normas Reguladoras (NRs) do Trabalho, o que porá em risco a saúde e segurança dos gráficos no ambiente profissional, o Sindicato da classe de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região (Sindigráficos) continua defendendo a questão. A entidade tem mantido o acompanhamento das condições laborais junto às empresas e tem construído o diálogo direto com elas. O resultado dessa interação sindical com a empresa é sempre positivo para os empregados. O caso mais atual vem da gráfica Esdeva, em Cajamar. Após a sinalização do Sindigráficos, mediante pedido dos próprios trabalhadores, a empresa instalou climatizadores na gráfica. A ação aliviou parte do calor ao qual os profissionais estavam submetidos.

O cuidado com saúde dos gráficos é uma das preocupações e tarefa do sindicato. A atenção com a segurança também. E ambos procedimentos tem avançado na Esdeva mediante do diálogo direto do Sindigráficos. Já houve inclusive treinamentos com os empregados sobre NRs. E também a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os Diálogos Diários de Segurança (DDS’s) passaram a acontecer, além do planejamento para a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), bem como outras melhorias contidas no Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).

A Esdeva se instalou na região há uns seis meses. Neste período, vem mantendo uma relação respeitosa com os sindicalistas. Os funcionários já percebem o benefício da ação sindical. Eles têm mantido uma relação de unidade com o Sindicato. 25% dos gráficos já estão sindicalizados. A matriz da empresa fica em Juiz de Fora, em Minas Gerais. “Mantemos sempre contado com o pessoal de MG e o daqui de Cajamar, a exemplo do engenheiro de Segurança do Trabalho, Luís Fernando Pifano e do técnico da mesma área, Jorge Aparecido Barbosa. Pifano, por sinal, fala que o SESMT já foi implantado na unidade de Cajamar e vem passando por melhorias recentes”, diz Odair Thomé, assessor do Sindigráficos.

Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato, fala que uma das melhorias já implantas, que é fruto das reuniões entre o Sindigráficos e a Esdeva, foi a instalação de climatizadores na produção. A ação proporcionou um maior conforto térmico no ambiente, visando o bem-estar dos gráficos.  Pifano revela que os equipamentos foram instalados no mezanino. Outra melhoria mediante essa interlocução foi a sinalização de segurança por toda a gráfica. Os extintores estão todos demarcados, assim como estão os hidrantes, botoeiras, rotas de fugas e também os mapas de riscos.

“Também já realizamos treinamentos com os gráficos sobre NRs e outras questões específicas”, conta o engenho de segurança da Esdeva. A formação dos trabalhadores abordou inicialmente sobre as NRs nº10 (sobre elétrica), nº20 (líquidos inflamáveis e combustíveis), nº 23 (proteção contra incêndio) e nº 35 (segurança e saúde no trabalho em altura). Pifano revela ainda que os DDS é uma outra iniciava frequente.

A Cipa foi mais uma medida implantada dentro do SESMT na unidade paulista. O Sindigráficos participou do processo eleitoral e apuração dos votos. A empresa já se comprometeu em realizar Sipat. A previsão é de que aconteça em junho. O sindicato parabeniza a postura da empresa. E também convoca os gráficos, ainda não sócios, para se sindicalizem e assim fortalecerem ainda mais as ações sindicais voltadas às melhores condições laborais e suas medidas em saúde e segurança do trabalho.