FAMÍLIA GRÁFICA ENFRENTA CHUVA/FRIO PARA CELEBRAR OS 55 ANOS DO SINDIGRÁFICOS COM PAZ E ALEGRIA

festa1festa8

Apesar da chuva e do frio que chegou em Jundiaí no final de semana, a festa dos 55 anos do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Gráfica da Região (Sindigráficos), realizado no domingo (31/05), no Sítio São Francisco, contou com a participação de 1,6 mil gráficos sindicalizados e familiares. O evento festivo foi marcado pela paz e confraternização da categoria.

festa10festa5

Os participantes puderam aproveitar shows de bandas em dois palcos, além de muito churrasco (1 ton. de carne), frutas (1 ton.), lanches de pernil e de calabresa (2 mil), cachorro quente (600) e bebidas (5 mil latas de cerveja; 1,1 mil litros de refrigerantes e água).

festa11festa3

A criançada contou com uma briquedoteca e o tradicional trenzinho que circulou pelo sítio. Muita pipoca e algodão doce foram distribuídos entre elas. Os gráficos ainda participaram de sorteio de eletroeletrônicos. 

festa6festa7

“Os trabalhadores que deixaram de ir por conta da chuva perderam uma festa excelente, sem incidentes e com a satisfação no rosto de todos os presentes”, conta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Os salões principais do sítio ficaram lotados com 1,6 mil participantes. Apesar de toda essa gente, a organização do evento estima que cerca de mil pessoas não foram. O cálculo foi feito com base nos convites distribuídos aos trabalhadores gráficos e seus filhos e cônjuges. Apenas os empregados sindicalizados tinham direito aos convites. Um drone, que filmou toda a comemoração, foi uma atração a parte na festividade.

festa12

Duas bandas animaram os trabalhadores. No palco do Salão Principal, a Banda Tudo Junto e Misturado tocou muito samba, sertanejo, forró e muito mais. Já no palco do Deck, a Banda Mister UP realizou um show ao som de muito MBP e Pop Rock. A música era interrompida apenas para os sorteios dos prêmios e o ato político contra o PL 4330 sobre a terceirização e as Medidas Provisórias 664 e 665, que retirou direitos trabalhistas, a exemplo do Seguro-Desemprego, Pensão por morte, abono salarial, entre outros. festa4

Os ganhadores levaram para casa TV LED, Notebook, Blu Ray, Micro system, Home Teacher e tablet;

A festa dos 55 anos do Sindigráficos foi prestigiada por sindicalistas gráficos de outras regiões, a exemplo do STIG Bauru (Hamilton) e Sorocaba (Everaldo), além do presidente da Confederação Nacional da classe (Conatig), Leonardo Del Roy. Outras categorias profissionais comparecem. “Contamos com a presença de dirigentes dos sindicatos dos Bancários, alimentícios, rodoviários e dos servidores municipais de Itupeva”, fala Rodrigues. festa13Também marcaram presença o presidente da CUT regional, Marcos Teon, e o gerente da Coordenadoria do Trabalho de Jundiaí, Vitor Machado, representando o prefeito Pedro Bicardi. O presidente do Sindigráficos aproveita para agradecer a participação de todos e, em especial aos dirigentes dos gráficos de Jundiaí, pelo belo trabalho em equipe, que proporcionou para os sindicalizados uma festa à altura que cada um deles (e seus familiares) merecem. “Aproveitamos para reforçar aos gráficos da região de Jundiaí que a luta deve continuar contra os desmandos dos patrões, bem como contra a intenção dos políticos de retirar direitos, a exemplo do PL da terceirização e das MPs.