FERIADÃO DE FIM DE ANO PARA OS GRÁFICOS DA BETTER’S E AUXÍLIO-CRECHE APÓS PRESSÃO POR DIREITO DA CLASSE

1

O trabalhador gráfico no Estado tem 90 direitos especiais e superiores à CLT. Tais direitos estão na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Um deles é o auxílio-creche para trabalhadoras com filho de até 3 anos e em alguma creche. A empresa é obrigada a pagar. Outro justo direito é para os empregados que tem a jornada semanal de trabalho (44 horas) de 2ª a 6ª feira, sem a necessidade de ir trabalhar no sábado. Se a jornada for mantida na semana em que o sábado foi um feriado, a empresa deverá pagar 7h20 de horas-extras ao funcionário. Como isso não aconteceu na empresa Better’s, em Franco da Rocha, quando o último feriado caiu em um sábado, ela garantirá a todos os seus 190 gráficos, até mesmo aos que não trabalhavam por lá na época, uma folga em 2 de janeiro/2017. O feriado estendido de fim de ano foi negociado após as cobranças do sindicato da classe (Sindigráficos) em prol do referido direito da CCT. Na ocasião, ainda foi tratado e exigido o pagamento do auxílio-creche e etc.

2O dia 2 de janeiro cairá numa segunda-feira, um dia após o dia da festa do reveillon, mas os gráficos da Better’s não se preocuparão, pois todos estarão de folga remunerada – resultado de uma negociação sindical em busca do cumprimento da lei da CCT para o trabalho normal na semana que o sábado é feriado. “A ação sindical garantiu o direito da categoria”, comemoram Marcelo Souza, diretor sindical e o advogado do Sindicato, Luis Carlos Laurindo, que atuaram no caso. O auxílio-creche também foi identificado como pendente na empresa e cobrado o seu pagamento a todas trabalhadoras nos critérios da CCT. A gráfica anunciou que fará o levantamento das profissionais em questão e cumprirá a regra vigente. O Sindigráficos manterá acompanhamento para otimização do assunto.

3A atuação sindical também garantiu novas políticas voltadas à saúde e à segurança dos empregados depois que a empresa mudou de instalação e ampliou número de funcionários e o mix produtivo. A Cipa foi montada e dois carros ficam à disposição para socorrer trabalhadores doentes ou vítimas de acidente. A Better’s agora fica numa área de difícil acesso e o transporte de emergência para tais casos era fundamental. Um técnico em Segurança do Trabalho também já foi devidamente contratado.

Além disso, a gráfica garantiu que possui todos os laudos técnicos sobre as questões de proteção à saúde e segurança dos funcionários. Falta só apresentá-los ao Sindigráficos. Também confirmou que a cesta básica tem sido entregue como define a CCT. Os trabalhadores já confirmaram. O pagamento de horas-extras também foi tratado. Foi alegado que tudo transcorre como diz a CCT. O ponto no local inclusive é eletrônico com emissão de comprovantes que servem como prova sobre a jornada feita.

4O Dia do Gráfico (7 de fevereiro) como feriado também foi garantido aos trabalhadores através de um novo Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, manterá a jornada de trabalho semanal de segunda a sexta-feira. A depender da evolução da empresa, este acordo ainda pode avançar em relação a horários de turnos. Souza aproveita para lembrar à classe que a sindicalização dos gráficos é fundamental para manter o sindicato atuante e com a necessária sustentabilidade econômica e força política para representar os trabalhadores junto ao patronal. Sindicalize-se AQUI