FILIAL DA SP TEXTURA EM ITUPEVA RECONHECE PROFISSIONAIS COMO GRÁFICOS DURANTE A VISITA DO SINDICATO NA EMPRESA

A SP Textura, empresa paulista em Santana do Parnaíba da área de pré-impressão, com ênfase na indústria automotiva, abriu uma unidade filial recentemente em Itupeva. Por atuar na pré-impressão, que é um dos segmentos ligados à indústria gráfica, assim como são o acabamento e a impressão propriamente dita, as atividades econômicas da empresa são consideradas do ramo gráfico. Desse modo, o Sindicato da categoria (Sindigráficos) foi visitar a filial e os trabalhadores do local no último mês.

“Fomos bem recebidos pelo proprietário da SP Textura. Não importa qual seja o local, a quantidade de trabalhadores, ou o tamanho da empresa. O Sindigráficos sempre irá até lá em defesa do interesse da categoria”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. O dirigente recebeu do empresário a confirmação de que acabara de enquadrar os trabalhadores enquanto gráficos, conforme diz a Classificação Nacional das Atividades Econômicas, ligadas ao Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística.

O enquadramento sindical ocorreu um dia antes da visita do Sindigráficos. O dono da empresa convidou os dirigentes a conhecerem as instalações da filial. No local, a entidade aproveitou para fazer o primeiro contato com os trabalhadores. Foi distribuído inclusive o novo jornal Gráficos na Luta.

O primeiro passo da atuação sindical foi essa garantia do enquadramento correto dos trabalhadores. A etapa seguinte foi a visita a eles na empresa. O próximo encaminhamento será convidá-los para se sindicalizarem para fortalecer a etapa seguinte: aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (conjunto de direitos e pisos salariais exclusivo aos gráficos), como cesta básica mensal e Participação nos Lucros e Resultados (PLR).