FIRSTWEB PROVA REGULARIDADE NO CONTRATO DE TRABALHO DOS GRÁFICOS E MOSTRA AO SINDICATO QUE TEM SIDO VÍTIMA DE CRIMES CIBERNÉTICOS

Desde que se prove o contrário, a gráfica FirstWeb demonstrou durante reunião recente com o Sindigráficos que está regular com todos os contratos de trabalho dos seus funcionários, inclusive tendo pago adequadamente todos antigos profissionais que passaram por lá desde sua fundação em 2015. A empresa comprovou documentalmente que não tem fundamento a denúncia anônima enviada ao sindicato sobre suposta prática abusiva do uso repetitivo do tempo de experiência. Mostrou que nos cinco anos de funcionamento, a empresa só demitiu nove empregados e porque boa parte pediu desligamento para montar os próprios negócios. O empresário ainda disse que vem sofrendo golpes cibernéticos de terceiros, causando transtornos para os negócios e pessoalmente, que estão sendo investigados pela polícia.

Em reunião presencial no Sindigráficos há poucos dias, Wesley Carneiro, proprietário da FirstWeb, garantiu que cumpre a legislação trabalhista e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Reafirmou o cumprimento das regras inclusive sobre o prazo do teste admissional. Pela convenção dos gráficos, a empresa só pode fazer este tipo de teste por até dois dias, devendo pagar a remuneração com base no piso da categoria, que subirá para R$ R$ 1.723,42 a partir de 1º de janeiro de 2021. O empresário disse que não só paga com base no piso, como também paga o proporcional ao 13 salário e mais uma comissão por realização de funções específicas. E acrescentou inclusive que paga tal comissão aos seus gráficos efetivos.

Portanto, a empresa mostrou documentalmente que é infundada a queixa enviada ao sindicato. O empresário inclusive desconfia de que possa ter sido vítima das mesmas pessoas que vêm praticando crimes cibernéticos contra a FirstWeb e a sua pessoa. Na reunião, apresentou um boletim de ocorrência por injúria e perturbação do trabalho e o sossego de terceiros. O boletim havia sido lavrado alguns dias antes da notificação do sindicato à empresa sobre a denúncia de suspeita de irregularidade trabalhista. O Sindicato se solidariza com Wesley e espera que tudo possa ser resolvido

De todo modo, o Sindigráficos reafirma a sua posição de investigar toda denúncia enviada à entidade sobre supostas irregularidades nas gráficas. Todavia, com seriedade, sempre vai apurar cada caso antes de acusar a empresa de qualquer coisa. Portanto, até que se prove o contrário, neste caso da FirstWeb, a denúncia se mostra infundada. O dono da empresa se colocou aberto até para o sindicato conhecer a gráfica internamente e o seu funcionamento cotidiano, bem como os sete trabalhadores do local.