FOLGA EM SÁBADO ALTERNADO CONTINUA PARA GRÁFICOS DA LITOBAND APÓS LUTA SINDICAL POR NOVO ACORDO

lito2 lito3

Os quase 100 gráficos da empresa LitoBand, no interior de São Paulo, respiram aliviados depois da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho firmado com a entidade de classe (Sindigráficos) e aprovado por eles na última semana. Os trabalhadores corriam o risco de perder o benefício e voltar a laborar todos os sábados, como sinalizava a empresa frente ao vencimento do antigo acordo. Desde o final do ano passado, o sindicato trabalhava para evitar o pior para os empregados, mesmo diante da falta de unidade e participação dos trabalhadores para fortalecer tal causa de interesse deles mesmos. Em razão dessa apatia dos próprios gráficos, a negociação foi mais difícil. Mas, sem desistir da luta, o órgão de classe continuou em defesa do coletivo, em especial pelos 28 sindicalizados da empresa. É preciso valorizar a entidade da categoria se sindicalizando, para, juntos, buscar mais direitos, como redução da jornada de trabalho e feriado remunerado no Dia Nacional do Gráfico/7 de fevereiro. Filie-se.   

lito5“A qualquer momento, os gráficos podiam voltar a trabalhador todos os sábados, desde quando venceu o antigo acordo em 2014”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. O dirigente fala que isso só não aconteceu porque vinha negociando com a empresa desde então. Mas, o risco era eminente, sobretudo, porque a participação dos trabalhadores foi pequena durante a negociação. Na verdade, infelizmente, tal postura é antiga e ameaça sempre todos os gráficos. Já houve época em que a empresa mandou todos se desfilarem, e foi exatamente o que ocorreu. Contudo, o Sindigráficos não desistiu, nem desistirá de ninguém. Assim, conseguiu na última semana chegar a um termo que a empresa aceitou manter as folgas e os gráficos aprovaram. Pelo texto do novo acordo, os funcionários terão o benefício das folgas nos sábados alternados e terão 30 minutos para realizar a refeição em todos os dias de trabalho.

lito4A votação foi individual e secreta. Participaram os empregados do turno do setor do Administrativo, do apoio ao Administrativo e os gráficos que laboram nos horários da produção. Dos 88 funcionários da LitoBand, 66 marcaram presença. O resultado do pleito dos empregados do turno do setor do Administrativo foi 25 a favor e dois contra. No pessoal do apoio, foi 12 sim contra três. E os trabalhadores dos horários em turno votaram favoráveis ao novo acordo, sendo 16 a favor e oito contrários.

O sindicato avalia que foi um bom acordo diante do cenário, mas queria mais. A entidade reivindicava a folga remunerada no Dia dos Gráficos e ainda um acordo onde favorecesse a redução de jornada de trabalho. “A nossa pauta sempre será para melhorar a qualidade de vida do gráfico, mas o trabalhador precisa fortalecer politicamente o sindicato para fazer tais enfrentamentos frente ao empresariado”, diz Valdir Ramos. E isso somente acontece, conforme sentencia o dirigente, com a sindicalização do trabalhador e a sua participação nas atividades feitas pelo sindicato. Portanto, um acordo com o Dia do Gráfico e um acordo com redução de jornada de trabalho apenas ocorrerá quando os empregados assumirem para si esta luta também. Filie-se Já e Faça a Diferente. Clique Aqui!