FOLGA REMUNERADA EM SÁBADOS ALTERNADOS E NO DIA DO GRÁFICO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA GRAPHIS STÚDIO

graphisstudio1

Mais 50 funcionários gráficos da região de Jundiaí, no interior do estado de SP, passarão a ter o direito a folgar em sábados alternados, ao invés de ter que laborar sem descanso em todos eles. Os novos beneficiados são os funcionários da Graphis Stúdio, em Bragança Paulista. As folgas serão remuneradas, conforme negociação realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas local (Sindigráficos). A entidade de classe também conquistou para eles o benefício da folga remunerada no Dia dos Gráficos, que é celebrado anualmente no dia 7 de fevereiro, em alusão a maior greve da categoria no Brasil, realizada na cidade de São Paulo no ano de 1923, que foi capaz de criar a primeira Convenção Coletiva de Trabalho de uma categoria de profissional no País, além de impor aos empresários a aceitação da primeira representação sindical brasileira. A folga do Dia dos Gráficos já ocorre em outras empresas da região, apesar de não ser considerada na maioria do setor no Estado.

graphisstudio2“Havia problemas com a extensão da carga horária dos funcionários, inclusive já houve até denúncias da tentativa da implantação de banco de horas, o que é proibido conforme a nossa convenção coletiva”, conta Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos.

Assim, em negociação direta com a empresa e com os trabalhadores, o sindicato vinha mediando um  acordo para preservar a vida social do trabalhador. A ideia era reduzir a jornada de trabalho do gráfico.

Neste sentido, na última segunda-feira (8), após tratativa com os empresários, houve uma assembleia dos empregados da Graphis Stúdio, onde aprovou o acordo para o trabalho em sábados alternados, ao invés de todos eles, como a empresa queria inicialmente implantar dentro do sistema de turnos na linha de produção.

leandroAlém desse benefício, que contribui diretamente na redução de jornada de trabalho, o Sindigráficos conseguiu garantir que o Dia do Gráfico se tornasse feriado para os 50 funcionários da empresa em Bragança.

“No dia 7 de fevereiro, eles passarão a gozar do mesmo direito que possuem outros gráficos da região de Jundiaí, assim como outros gráficos do país, a exemplo dos trabalhadores de Pernambuco, onde o feriado é para todos os empregados da categoria naquele Estado”, comemora o presidente do Sindigráficos, Leandro Rodrigues.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS 

PRESTACSAONo fim do mês, no dia 29, o Sindigráficos promove uma assembleia com os trabalhadores. O encontro, que será realizado às 17h (1ª chamada) e 18h (2ª chamada), ocorrerá na sede do órgão de classe em Jundiaí. A pauta da reunião será voltada à prestação de contas da entidade, referente ao exercício de 2014.

O encontro contará com a presença do setor contábil do sindicato, o qual apresentará as despesas ao longo do ano passado. Já os sindicalistas apresentarão a receita recolhida no período, bem como todos os esclarecimentos que surgirem.

“É de suma importância que os trabalhadores compareçam para saber como está sendo gasto o dinheiro do sindicato, que é recolhido das mensalidades dos sindicalizados, ou seja, de cada um dos companheiros”, convida Rodrigues.