GRÁFICOS CONQUISTAM FOLGAS EM SÁBADOS E DOMINGOS NA LOG&PRINT. GARANTIRAM A JORNADA MENOR E MAIS DIREITOS

Acaba de avançar uma antiga reivindicação dos gráficos da Log&Print,  em Vinhedo, que resistiram ao tempo de forma unificada e organizados em torno do Sindicato da classe (Sindigráficos). Eles terão uma redução da jornada de trabalho semanal. Passam a ter folga em fins de semana. O serviço deixa de ser todo sábado (1º e 2º turnos) e domingo (3º turno). Haverá dois sábados e dois domingos sem trabalho. A conquista está no novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), articulado pelo Sindicato com a empresa e recém aprovado pela maioria dos trabalhadores do local. “Em resumo, o acordo garantirá duas folgas mensais no sábado para os gráficos do 1º e 2º turnos; e dois domingos sem trabalho para o pessoal do 3º turno”, comemora Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Assim, a jornada semanal baseada no somatório do trabalho mensal de cada gráfico terá redução. Ninguém trabalhará às 44 horas semanais. O 1º e 2º turnos laborarão pouco mais de 42,5 horas e o 3º turno, 38,5 hs.  

“Não podia chegar em melhor hora. O Natal está perto – data comum de esperança. Espero que seja só o início de outras melhorias. Todavia, desde já, considero um acordo positivo, sobretudo diante da conjuntura com a reforma trabalhista do Temer, da qual só retira direitos”, ressalta Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos e trabalhador da Log&Print. O ACT foi aprovado pelos gráficos em votação secreta na terça-feira (12).

O Natal também é tempo de presentear. E, através da unidade e luta do  próprio gráfico e em torno do sindicato, garantiram seu próprio presente ao conquistar o acordo que também mantém direitos existentes antes da Log&Print passar a ser gerida pela Print Laser.

Entre eles, continuam as folgas remuneradas no dia do Natal, Réveillon, Sexta-Feira Santa e na Pascoal. Para tirar o empregado dessa folga, só pagando o percentual de 150% adicional por cada hora laborada em qualquer um desses dias.

O resultado dessa luta também garantiu outra vitória em favor do gráfico da Log&Print. No caso, para uma parcela dos trabalhadores do 1º turno. “Conforme o pleito dos próprios companheiros, a empresa garantiu que fará o remanejamento para o 2º e 3º turnos daqueles que moram longe e que precisa de transporte coletivo, antes de chegar o ônibus fretado”, anuncia satisfeito Valdir Ramos, diretor sindical e gráficos da Log&Print.

O ACT também garante o desconto salarial menor pelo vale transporte. Ao invés de 6%, como define a lei, o desconto continuará de 4,5% para o trabalhador que não tiver falta e de 5% para o faltoso. O Sindigráficos continua disposto a lutar por direitos dos gráficos de qualquer empresa, desde que se organizarem em torno do sindicato a fim de conquistá-los. “Contudo, com a lei da reforma trabalhista em vigor, tal sindicalização e mobilização da categoria serão vitais para garantia dos direitos atuais”, alerta Luis Calos Laurindo, advogado do sindicato. Sindicalize-se AQUI!