GRÁFICOS DA CASA PUBLICADORA RECEBEM 2ª PARCELA DO 13º AMANHÃ. PLR JÁ FOI PAGA. E PODEM TER FERIADO EXTRA EM 2019

Nesta quarta-feira (20), encerra o prazo para todas as empresas pagarem a 2ª parcela do 13º salário dos seus trabalhadores. Os gráficos da Casa Publicadora também receberam a 2ª parcela da bonificação financeira anual (PLR), conforme negociado pelo Sindicato da classe (Sindigráficos) nos últimos dias. A empresa estava devendo desde 5 de novembro, prazo final definido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. A entidade também já checou que a 1 parte do 13º foi quitada corretamente. Além disso, o Sindicato está em negociação com a empresa para inserir no calendário de 2019 um feriado adicional para os funcionários do local.

Especializada no mercado editorial religioso, com a produção de bíblias evangélicas, os donos da Casa Publicado (Marcos e Cláudio) assumiram o compromisso de regularizar a 2ª parcela da PLR de seus funcionários até o dia limite para o pagamento da 2ª parcela do 13º salário. Mas pagaram a PLR na última sexta-feira (14). “Portanto, resta pagar a 2ª parcela do 13 amanhã, conforme o prazo legal”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. O dirigente foi há poucos dias na empresa em Várzea Paulista cobrar o pagamento da PLR e 13º salário. No local, verificou inclusive que as primeiras parcelas estavam quitadas.

O sindicalista, acompanhado do diretor Jurandir Franco, também verificou que a empresa está crescendo bastante e a produção bem aquecida. Ela já estuda inclusive a implantação de turnos. Contudo, qualquer mudança na jornada precisa ser negociada com os trabalhadores. E o Sindigráficos já se colocou em defesa da categoria. A entidade inclusive já começou as tratativas preliminares para construção de um acordo coletivo específico.

A Casa Publicadora ficou de apresentar no próximo mês uma proposta de reformulação da jornada de trabalho dos gráficos. O Sindicato, no entanto, já alerta que qualquer avanço nas negociações dependerá, de início, que a empresa conceda um feriado adicional no calendário do próximo ano.

“Não abrimos mão que no dia 7 fevereiro de 2019, que será uma sexta-feira, seja garantida uma folga remunerada para os trabalhadores”, conta Jurandir. Sete de fevereiro é considerado no Brasil o Dia Nacional dos Gráficos. Nas empresas que têm acordos, o sindicato reivindica tal direito. A entidade também exige que haja uma jornada que não seja excessiva, que sempre haja folga nos finais de semana, ou então de forma alternada.

O Sindigráficos também aproveitou a reunião dentro da Casa Publicadora para conhecer as instalações da empresa e conversar com os gráficos. Conversou sobre a importância da sindicalização de todos e entregou as filhas de filiação. A associação é crucial para fortalecer o sindicato para continuar nesta luta para garantir e manter os direitos dos trabalhadores.