GRÁFICOS DA CCL LABEL, APÓS ACORDO DO SINDICATO COM A EMPRESA, RECEBEM VALE SALARIAL E UM BÔNUS FINANCEIRO

Nesta terça-feira (20), 340 gráficos da CCL Label, em Vinhedo, receberam a 1ª parcela de uma bonificação financeira superior à PLR dos gráficos de toda a região. O benefício foi definido pela empresa com o Sindicato da classe (Sindigráficos) através da conclusão das negociações da renovação de um Acordo Coletiva de Trabalho (ACT) no local. O acordo foi assinado no último dia 7. Os termos foram estabelecidos entre os sindicalistas com a gerente de RH e advogada da CCL, Marcela Alexandra e Solange Fiorissi respectivamente. Há mais de seis anos que o sindicato mantém tal direito.

O Sindigráficos orienta os trabalhadores a denunciarem à entidade se não for pago esta bonificação derivada deste acordo onde validou o Programa de Participação nos Resultados (PPR). O novo acordo tem validade até julho de 2020. O ACT anterior venceu no mês passado. Com a renovação do acordo agora em agosto, ficam asseguras as duas parcelas do PPR. A primeira deve ser paga amanhã e a segunda em 5 de fevereiro de 2020.

Em relação aos valores do PPR, eles são colocados de acordo com metas definidas por uma comissão de trabalhadores e a empresa. O sindicato pode acompanhar. “Já solicitamos inclusive a empresa os valores pagos nos últimos anos. Os representantes da CCL ficaram de repassar e nos garantiram que em todos os anos ficaram acima do valor da PLR definida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que regula o valor mínimo do bônus financeiro a todos”, diz Leandro Rodrigues, presidente do sindicato.

Durante a renovação do acordo, o Sindigráficos aproveitou para tratar de um outro acordo onde regulava a jornada de trabalho na CCL. Havia um acordo neste sentido até o ano passado. A entidade cobrou a negociação para a sua renovação. A advogada e a gerente de RH se comprometeram em debater esta questão junto à diretoria da empresa e retornar o debate com o sindicato. “Esperamos tratar disso até o final do mês”, diz Leandro. O ACT em questão garante melhorias na jornada em relação ao sábado.

Outro debate abordado foi sobre a obrigação da empresa de permitir as campanhas de sindicalização dentro da CCL. A regra consta na CCT da categoria. Leandro cobrou. Os representantes da gráfica já garantiram. “A nossa intenção é mostrar aos trabalhadores que com a participação deles junto ao sindicato é potencializada a ação para a inclusão e garantia dos direitos, como o acordo do bônus financeiro. Filie-se”, convida Leandro.