GRÁFICOS DE CAJAMAR E ENTORNO CONTAM COM NOVA SEDE SINDICAL NA CIDADE E MAIS PERTO DA MAIORIA DAS EMPRESAS

Nesta quinta-feira (1º), os gráficos que trabalham ou moram em Cajamar e entorno contarão com a nova sede regional do Sindicato da classe na cidade (Sindigráficos). O novo equipamento, que visa facilitar e ampliar a interação dos trabalhadores com sindicalistas de modo a potencializar a cultura da proteção de direitos, salário e condições laborais da classe,  ainda mais agora com a nova lei da (de)forma trabalhista já em vigor, fica em Jordanésia, por trás do Ciretrans, na rua da Secretaria Municipal de Cultura, de frente ao supermercado Caminho e restaurante Caminho. O local é estratégico pois fica perto das empresas, como da Gonçalves, Better’s, do parque industrial da cidade e dezenas de pequenas gráficas.  

Esta atenção especial dada aos gráficos desta área, e também aos de Vinhedo (onde há outra sede regional), passou a ocorrer desde  quando o atual presidente (Leandro Rodrigues) e tesoureiro (Jurandir Franco) do sindicato assumiram o comando do órgão em 2003.

Antes disso, a ação sindical concentrava-se em Jundiaí, onde há outra sede regional. “Com isso, há anos, a nossa ação sindical prioriza todas as cidades da região, inclusive da região serrana, de Bragança e outras, inclusive compramos para o laser da classe a colônia de férias em Itanhaém”, diz Rodrigues.

1ª sede regional do Sindigráficos em Cajamar, na rua Tenente Marques, Polvilho, (de 2006 a 2009)

Nestes 15 anos, a sindicalização do gráfico cresceu significativamente, se comparada aos apenas 282 sócios no ano de 2003.

De lá pra cá, por exemplo, esta já é a 4º sede regional em Cajamar, sempre ampliando. No novo local, bem como nas demais sedes, continua o serviço sindical da homologação da rescisão contratual, o recebimento das denúncias e outros serviços, como o atendimento jurídico, que passa a ser feito toda quarta das 14h às 16h, pelo advogado Luis Carlos Laurindo.

No mesmo dia, das 10h às 12h, ele atende na sede regional em Vinhedo (centro, rua Monteiro de Barros, 154). No mesmo horário, porém nas segundas, o atendimento ocorre em Jundiaí (centro, rua Prudente de Morais, 911).

3ª sede regional do Sindigráficos em Cajamar, na rua Belmiro Cortes, Polvilho (De 2013 a 2018)

A novidade será o serviço de acompanhamento ao gráfico também pelo telefone do sindicalista. Em Cajamar, este tipo de atendimento será feito pelo presidente do órgão, através do fone funcional que será divulgado depois.

A mudança visa ampliar a dinâmica entre o trabalho administrativo e as ações na porta das fábricas. Assim, o horário de funcionamento desta e das demais sedes da entidade, será alternado segundo tais demandas. Logo, antes de comparecer ao local, é aconselhável sempre ligar antes.

2ª sede regional do Sindigráficos em Cajamar, na rua Belmiro Cortes, Polvilho (2009 a 2013)

Antigas sedes dos gráficos em Cajamar 

De 2006 até este mês, os gráficos passaram por três sede no município, onde todas ficavam no distrito do Polvilho. A 1ª na rua Tenente Marques (de 2006 a 2009), a 2ª na mesma rua (2009 a 2013) e a 3ª na rua atual (Belmiro Cortes). A nova fica na rua Oswaldo Lorenze, 102, Jordanésia.