GRÁFICOS MANTÊM LUCRO DE EMPRESAS COM JORNAIS CIRCULANDO NA REGIÃO E DEVEM RECEBER PLR NA 2ª FEIRA

De única e forte mídia impressa de comunicação no passado, o jornal continua demonstrando hoje a sua relevância política, socioeconômica e informativa para a sociedade atual, porém, com a evolução tecnológica, ele tem disputado o espaço com as mídias impressas digitais, inclusive relativa aos anúncios publicitários. Com isso, a tiragem tem sido menor. Com tantas mudanças, que afetaram em cheio os profissionais do setor, muitos gráficos já perderam o emprego e/ou partiram para as indústrias convencionais do segmento. O fato é que os parques gráficos de jornais funcionam com um número bem pequeno se comparado ao do passado, sobretudo em jornais existentes em municípios do interior do estado. Em Cajamar, Jundiaí e Vinhedo e região, existem 70 gráficos atuando em uma dezena de jornais em cinco das 27 cidades que integram a área, mantendo o legado do impresso e os negócios dos donos dessa mídia, devendo, portanto, receberam seus justos salário e direitos sem atrasos.

Um dos direitos coletivos e financeiros desses gráficos, por exemplo, é o benefício da Participação no Lucro e Resultados dos jornais. A PLR e  um conjunto de direitos estão contidos na nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, renovado há poucas meses após uma longa e difícil negociação com o Sindicato dos Donos dos Jornais do Interior. Pela regra posta, a primeira parcela da PLR no valor de R$ 420 deve ser paga na próxima segunda-feira (5), junto do pagamento do salário deles, visto que o benefício deve constar na folha de pagamento de fevereiro. Já a 2ª parcela no mesmo valor deve constar na folha do mês de agosto.

Desse modo, o Sindicato dos gráficos na região (Sindigráficos) alerta os donos dos jornais da área da atuação sindical a efetuarem o pagamento da PLR em questão. A entidade alerta os trabalhadores a denunciarem se não ocorrer até a próxima segunda (5).

“Aproveitamos para convidar o gráfico do setor que ainda não é sindicalizado para que se torne. Sua filiação é indispensável para fortalecer político e economicamente nossa entidade de classe para continuar defendendo a PLR e demais direitos e salário da classe”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O convite de sindicalização se estende para os gráficos dos jornais nas cidades de Indaiatuba (Votura e Tribuna), Bragança Paulista (Bragança Jornal), Itatiba (Jornal da cidade), Jundiaí (Jornal de Jundiaí e o Jornal da Cidade), Várzea Paulista (A Verdade), e outras nos demais jornais.

“Apesar de toda luta sindical para a garantia da PLR e demais direitos, ainda têm gráficos que pensa que tal benefício é dado por livre iniciativa patronal, quando, na verdade, ele é obrigado por conta da renovação recente da convenção”, conta Jurandir Franco, direito sindical. Portanto, denuncie ao Sindigráficos se não receber o pagamento na data citada. Ele aproveita e frisa a urgência para que todos gráficos se sindicalizem para fortalecer essa luta da classe pela garantia dos direitos existentes.