GRÁFICOS PODEM FOLGAR NO CARNAVAL SE EMPRESA FIZER ACORDO COM APROVAÇÃO DA CATEGORIA, ORIENTA SINDICATO

Embora não seja feriado oficial, o Carnaval é considerado como tal dentro da cultura brasileira, por isso que tem a suspensão do trabalho no período. As gráficas costumam dar folga mediante prévio acordo de compensação. Porém, neste ano, devido à pandemia e sobretudo pela decisão estadual de última hora, têm cidades que rejeitaram facultar o ponto de trabalho dos servidores e outras garantem a folga, a exemplo de Jundiaí, Vinhedo, Caieiras, Franco da Rocha, Valinhos, Louveira, Francisco Morato, Bragança Paulista, Atibaia, Pedreira e em Itupeva. O fato gerou confusão na histórica programação das gráficas, mesmo tão perto do Carnaval. O Sindigráficos orienta as empresas, principalmente aquelas nos municípios onde haverá o ponto facultativo, a pactuarem o acordo com os trabalhadores, mediante aprovação por votação secreta. Inclusive o Recanto dos Gráficos, na praia de Itanhaém e com todos os protocolos de segurança contra covid, ainda tem vagas para o Carnaval.

“Acho coerente a empresa garantir a folga conforme sempre aconteceu. Não há dificuldade para isso. Basta levar em conta as condições postas pela própria Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), onde possibilita a trocar de certos feriados, ou mesmo a compensação de horas, dentre outras possibilidades. Porém, seja qual for o tipo de decisão, precisa respeitar a legislação e ser aprovado pela decisão direta e secreta dos trabalhadores”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.   

O gráfico beneficiado pode até aproveitar a dispensa para passar os dias de Carnaval no Recanto no litoral de Itanhaém, há 100 metros da praia. Mas restam poucas vagas disponíveis. Ligue no 11 4492-9020 (falar com Carla). Desde o ano passado, por sinal, em função do coronavírus, depois de passar vários meses fechados, o Recanto reabriu com a aplicação das regras de lazer seguro, tendo sua capacidade máxima permitida de 60%. Os valores das diárias continuam quase os mesmos dos últimos dez anos.

O uso de máscara é obrigatório durante todo o período em que estiver dentro do Recanto. A aferição da temperatura de todos também passou a ser uma regra. Será realizada no momento do check-in e em todas as manhãs durante o café-da-manhã. O hóspede que estiver febril terá de deixar o local para a preservação da saúde de todos aqueles presentes.

A área de jogos, onde ficam as mesas de sinuca e pebolim ficam fechadas, assim como a piscina. O café-da-manhã será mantido e já está incluso na diária, mas será servido em horário personalizado, informado ao hóspede na hora do check-in. As suítes estão todas equipadas com frigobar para que o hóspede leve água, uma vez que o bebedouro coletivo também ficará sem utilização. A área de churrasqueiras foi reduzida pela metade para diminuir aglomerações.