GRÁFICOS DA CUNHA FACCHINI BUSCAM APOIO DO SINDICATO PARA RESOLVER NOVO PROBLEMA DO CALOR
Dois anos depois de uma forte greve que durou quatro dias em razão de altas temperaturas, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Gráfica de Jundiaí e Região (Sindigráficos) volta a pressionar a Cunha Facchini, em Itupeva, para revolver questões novamente ligadas ao calor na linha de produção e aos respectivos problemas sobre os funcionários. A pedido dos empregados, o órgão de classe está no encalço da empresa para tratar desta problemática. Uma reunião deve acontecer a qualquer momento, pois foi protocolada a convocatória na empresa para discutir esta problemática. Os trabalhadores reclamam, com razão, do número insuficiente de bebedouros e do excessivo calor na área de produção.
“Hoje o número de bebedouros instalados após a greve de 2013 não é mais suficiente, em face às mudanças do clima, onde o calor tem sido cada vez maior com o passar dos tempos”, comenta Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Eis a necessidade da Cunha Facchini por mais bebedouros à disposição dos trabalhadores, a fim de deixar todos bem hidratados, mas também é preciso manter a temperatura da água sempre muito gelada para amenizar a sensação térmica que é altíssima.
Além disso, a empresa precisa implementar alguma medida para reduzir o calor excessivo no local, para evitar que altas temperaturas prejudicam a saúde do trabalho. Recentemente, a empresa Log&Print tomou essa iniciativa diante do movimento grevista que exigiu a respectiva ação. O Sindigráficos adianta que vai exigir a Cunha Facchini para climatizar, ou adotar outros métodos para baixar as altas temperaturas no local. Em caso da manutenção de todo calor, o sindicato solicitará que a empresa pague adicional de insalubridade, visto que tal benefício é uma medida estabelecida por lei. Desse modo, recorrerá a Justiça se for necessário.
A Cunha Facchini têm 90 funcionários. “Os trabalhadores não podem continuar sofrendo com todo esse calor excessivo”, diz Valdir Ramos, diretor do Sindigráficos. A reunião pode ocorrer na próxima semana. Em resumo, o Sindicato solicitará que se amplie os bebedouros e garanta água gelada, bem como crie métodos para reduzir o calor na produção. A grande maioria dos empregados já são sindicalizados e contam com plena proteção e total acompanhamento do órgão classe. “Una-se a nós e fique mais protegido junto do Sindgráficos”. Sindicalize-se AQUI!