Gráficos fecham Campanha Salarial

Depois de muita luta e de intensas mobilizações, encerramos a nossa campanha salarial. O resultado não foi dos melhores, porém temos que considerar que mais uma vez conquistamos aumento real.

Não obtivemos grandes avanços em nossa convenção coletiva, mas por outro lado conseguimos manter todas as nossas conquistas dos últimos anos.

Um fato que nos decepcionou nesta campanha, foi o descaso do Sindicato patronal para com os trabalhadores, pois contrataram um negociador profissional, que desconhece das necessidades dos trabalhadores gráficos, ou seja, a negociação salarial foi terceirizada pelo Patronal.
Outro fato bastante relevante foi à falta de compromisso de alguns sindicatos, de outras regiões, que vivem dizendo que são “grandes” porém nesta campanha salarial se mostraram minúsculos na luta, não fizeram nenhuma mobilização, como se a reposição salarial fosse cair do céu.
No próximo ano, anteciparemos as discussões de campanha salarial com os trabalhadores da nossa base, e avaliaremos sobre a possibilidade de fazermos a nossa campanha salarial separadamente, negociando por empresa, pois mais uma vez carregamos as mobilizações da campanha “Unificada”nas costas.
Agradecemos todos gráficos de Jundiaí e região, pela mobilização e pela confiança que depositaram no sindicato.