Gráficos iniciam Campanha Salarial pela Log & Print
Os Gráficos do Estado de São Paulo iniciaram nesta quarta-feira, dia 24, a Campanha Salarial Unificada da categoria, através de assembleias realizadas com os trabalhadores da empresa Log & Print, em Vinhedo. A atividade encabeçada pelo Sindicato dos Gráficos de Jundiaí e região contou com o apoio dos sindicatos de Guarulhos, Sorocaba, Taubaté, Piracicaba, Campinas, São Paulo, além do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região.
A categoria reivindica 6% de aumento real e 100% da inflação acumulada no período de 1º de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014, além da manutenção de cláusulas preexistentes na Convenção Coletiva. Neste ano os gráficos irão bater de frente com a rotatividade nas empresas, que cresceu 82% em 2013. (Veja as principais reivindicações abaixo)
A maioria dos trabalhadores da Log & Print aprovou a participação dos sindicatos filiados a FTIGESP (Federação dos Gráficos do Estado de São Paulo) e CONATIG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Gráficos) para conduzir as negociações. “A escolha da Log & Print como marco do lançamento da campanha se deu por ela ser a maior empresa do setor gráfico do interior com mais de 700 funcionários”, informa Leandro Rodrigues, presidente do STIG Jundiaí.
A primeira rodada de negociações com o Sindicato Patronal (SINDIGRAF) está agendada para o próximo dia 7 de outubro, porém antes estão programadas diversas assembleias com gráficos de empresas do Estado. A próxima ocorre nesta sexta-feira, dia 26, na ServCamp em Valinhos pela manhã e Emepê em Vinhedo no período da tarde.
PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA PAUTA
– INFLAÇÃO: 100% de reposição;
– AUMENTO REAL: 6%;
– HORAS EXTRAS: 100% dias normais e 130% aos domingos e feriados;
– PLR: Aumento na tabela conforme reposição;
– CESTA BÁSICA: Melhorias em geral;
– APOSENTADORIA: Com dois anos garantia de emprego e salário;
– FÉRIAS: Garantia de emprego por 60 dias, com multa de um salário nominal em caso de demissão;
CLÁUSULAS NOVAS:
– Promoções com aumento salarial;
– Jornada de trabalho para 40 horas semanais;
– Dia do Gráfico (7 de Fevereiro);
– Garantia de trabalho ao empregado acidentado com sequelas e readaptação;
– Auxílio alimentação;
– Estabilidade provisória de 90 dias da data base.