14/09/2011 – Jundiaí dá pontapé inicial da Campanha Salarial no estado

Hoje, dia 14, a Federação dos Trabalhadores Gráficos e toda a categoria gráfica do estado de São Paulo deram início oficialmente à Campanha Salarial 2011.

Esse pontapé inicial aconteceu com duas assembleias realizadas na região de Jundiaí.

A primeira assembleia aconteceu na empresa Emepê, em Vinhedo, por volta das 13:30hs e pouco tempo depois uma outra assembleia reuniu mais de duzentos trabalhadores na Log & Print, antiga Globo, também em Vinhedo.

Com boa receptividade e intenso apoio dos companheiros e companheiras das duas empresas a sugestão de Pauta de Reivindicações, tirada durante o encontro dos dirigentes sindicais em Agudos, interior de São Paulo, foi aprovada por unanimidade.

“Como diz o slogan da nossa campanha, apenas a nossa união é que poderá gerar conquistas e avanços, já que o discurso dos patrões já está afinado no sentido de jogar na crise a responsabilidade de não ceder os justos avanços que buscamos”, disse Leonardo Del Roy, presidente da Fetigesp. “Não podemos e não iremos permitir retrocessos, temos que avançar e o setor gráfico tem subsídio para isso, mas a nossa união e mobilização serão fundamentais”, completou o companheiro Leandro, presidente do Sindicato dos Gráficos de Jundiaí e região.

Outro ponto alto desse início de campanha foi a presença ilustre da companheira Jéssica Carlos Gune, secretária geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Gráficos de Moçambique, na África. “A luta dos trabalhadores é semelhante em todo o mundo, já que a essência da luta de classe é universal”, disse a companheira Jéssica.

As assembleias foram encerradas com entusiasmo e consciência de que a luta não será fácil, mas, com a união de todos a categoria gráfica de São Paulo certamente terá bons motivos para comemorar ao término das negociações.

Os pontos principais da Pauta de Reivindicações são:
– Reposição integral da Inflação;

– Aumento real de 6%;

– Redução de jornada sem redução de salários;

– Hora extra de 100%;

– Adicional de 50%;

– Reajuste na PLR (15% nas faixas 1 e 2 e 20% na faixa 3)

– Além de ampliação dos direitos das mulheres.

Agenda de Negociação
20/09/11

04/10/11

18/10/11

01/11/11

16/11/11

Em breve traremos mais informações pelo site e em boletins específicos que serão distribuídos em diversas empresas de todo o estado.

Por Alexandre Roccar
Fetigesp e STIG Jundiaí

Veja mais fotos: