JUNTOS AO SINDICATO, GRÁFICOS DA JANDAIA ELEGEM CIPEIROS PARA LUTA DIÁRIA CONTRA COVID-19, OUTRAS DOENÇAS E ACIDENTES NO TRABALHO

Embora nestes seis meses de pandemia a Jandaia não revelou se houve alguma contaminação por covid-19 dentre seus 321 gráficos em Caieiras, o Sindigráficos não recebeu uma única denúncia dos gráficos sobre a doença na empresa. Pelo contrário, a gráfica adotou protocolos de segurança para evitar o contágio. O trabalho em Saúde e Segurança para os empregados foi intensificado neste período. Este cenário realça a nobre função de trabalhadores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Afinal, os cipeiros também são eleitos para cuidar da saúde de todos no trabalho. Quando atuantes, eles são um braço do sindicato nesta área, razão pela qual o Sindigráficos participou, nesta semana, da eleição dos novos cipeiros que continuarão tal missão.

Os 321 trabalhadores participaram em peso do processo eleitoral. Quatro dos oito candidatos mais votados se tornaram os novos cipeiros. E eles   darão continuidade ao trabalho preventivo diária contra o coronavírus e todas doenças laborais, bem como para evitar acidentes de trabalho. São eles: Mateus Santos, do setor de impressão (74 votos); Fabrícia Rosa, do Acabamento (55 votos); Marcos da Silva, da Manutenção (44 votos) e Fernanda Silva, do setor de Embalagem (32 votos). Os demais candidatos eram majoritariamente do setor de Espiral, além de um da Embalagem. A eleição e apuração foram acompanhados pelo sindicato, com destaque pelos dirigentes que laboram no local: João Rodrigo, Regina e Oswaldo.

“Sempre faremos o nosso papel sindical de defensor dos trabalhadores, melhor ainda junto aos cipeiros, para a fiscalização da saúde e segurança da categoria”, destacou o sindicalista João Rodrigo durante toda eleição. Esta interação entre cipeiros e sindicato é fundamental para possibilitar uma maior prevenção da integridade física e mental de todos da classe, sobretudo em tempos de pandemia. O papel da empresa também é vital. No caso da Jandaia, ela se destaca por convidar mais uma vez o sindicato para acompanhar todo o processo eleitoral dos cipeiros, desde o começo.

O Sindicato parabeniza os gráficos Mateus, Fabrícia, Marcos e Fernanda por terem sido escolhidos por seus colegas de trabalho para que possam defender a saúde e a segurança de todos os 321 profissionais da Jandaia. “Parabéns e contamos com cada um de vocês, principalmente os cipeiros, para serem um braço sindical na luta cotidiana contra a contaminação da covid-19, ou outra enfermidade, ou acidentes de trabalho pelos próximos 12 meses”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato. É relevante também que todos se sindicalizem para fortalecer a categoria para a luta sindical relativa à manutenção e conquista de melhores direitos e salários.