LOUVEIRA PASSA A TER GRÁFICA DE GRANDE PORTE A CUMPRIR O ENQUADRAMENTO SINDICAL CORRETO DOS GRÁFICOS

No começo do mês, uma grande empresa do setor de rótulo adesivo, com 110 trabalhadores em Louveira, concluiu o enquadramento sindical junto à referida entidade da categoria na região (Sindigráficos). A empresa é a Flexcoat. Atua no mesmo segmento gráfico da CCL Industries Brasil, em Vinhedo. Possui uma vasta carteira de clientes significativos, a exemplo da L’Oréal, Risk, Requeijão Danúbio e Polenguinho, Martini, Bacardi e muito mais. A documentação da empresa foi recebida e processada pelo sindicato, que passa a representar oficialmente o interesse de cada um desses gráficos.

Concluída essa etapa burocrática, o passo seguinte do sindicato é incluir a empresa na rota das visitas da entidade. “Nosso objetivo será conversar e ouvir os trabalhadores sobre as suas demandas e se há alguma dificuldade no local”, afirma Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Como a Flexcoat está enquadrada sindicalmente como gráfica, agora a empresa precisa se guiar pelo regramento de direitos da categoria contido em sua Convenção Coletiva de Trabalho. São mais de 80 cláusulas onde definem benefícios superiores à legislação trabalhistas (nova CLT). Contudo, o cumprimento prático delas vai depender da unidade dos gráficos em torno do sindicato.

A convenção define, por exemplo, o valor de um piso salarial de R$ 1. 630,20. Este montante, bem como as faixas salariais superiores, já será corrigido a partir do dia 1º do próximo mês, que é a nova data-base da classe. O piso salarial, por sua vez, é a menor remuneração que pode ser paga aos trabalhadores, independente da função que exerçam. Além de salário, a convenção ainda define cesta básica mensal com alimentos ou em dinheiro com valores pré-definidos. Outro benefício importante é a Participação nos Lucros e Resultado (PLR). E pelas regras, empresas com mais de 100 funcionários, deve pagar o maior valor de PLR a todos.

“Uma vez enquadrada sindicalmente, a Flexcoat terá de respeitar nossa convenção na integralidade, tanto no quesito dos direitos, como nos pisos salariais”, realça Leandro. A convenção é uma conquista do sindicato na última campanha salarial. Ela tem validade até agosto do próximo ano. O enquadramento foi consolidado no sistema do sindicato no último dia 6. Com isso, o cenário da indústria gráfica em Louveira só tem a ganhar. O município continha somente gráficas de pequeno e até de médio porte, como a Primos Etiquetas com 40 gráficos. A Flexcoat tem quase o triplo. Já as conquistas para os profissionais do local, dependerá de sua unidade junto ao Sindigráficos. Juntos somos sempre mais fortes. Sindicalizem-se !