LUGAR DAS MULHERES GRÁFICAS NESTE DOMINGO (26) É NO BINGO COM DIVERSOS PRÊMIOS, LAZER E REFLEXÃO

Neste domingo (26), a partir das 8h, mais de 100 trabalhadoras gráficas são esperadas na tradicional festa realizada pelo Sindicato da categoria (Sindigráficos) em homenagem a todas elas em comemoração ao mês que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Contudo, com os ataques aos direitos de todas mulheres brasileiras através do governo Temer por meio de suas propostas de leis para limitar a aposentadoria e a reduzir e excluir direitos trabalhistas, o evento será também para a reflexão crítica e a conscientização das participantes sobre os riscos dessas propostas se os deputados federais aprovarem tais reformas. A votação ocorrerá em abril. Envie e-mail aos políticos de SP (lista aqui) contra as reformas. Diga aos políticos que ou votam contra a reforma, ou votarão contra eles quanto tentarão a reeleição em 2018. A pressão deve iniciar pelo único deputado federal de toda a região de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB). Já na programação festiva de domingo, o tradicional bingo com vários prêmios ao som da dupla sertaneja Rian e Axel e mais comidas/bebidas animará a todas no evento, que podem levar seus filhos porque haverá atividades especiais para a criançada. Na parte política da festividade, além de criticas às reformas trabalhista e terceirização total do trabalho, a reforma da Previdência será objeto central da palestra de Fé Juncal, presidenta da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região, entidade inclusive onde será realizada o evento deste domingo. O evento é exclusivo para as trabalhadoras associadas ao Sindigráficos.   

Serão 20 prêmios durante o bingo. Dentre eles, eletrodomésticos, kits de beleza, utensílios para a casa, convites para o Recanto dos Gráficos em Itanhaém e etc.. Churrasco e bebidas serão distribuídos para o público presente durante o evento.

O salão de dança será animado por música sertaneja ao vivo. Os filhos das participantes contarão com recreadoras e muitas atividades especiais com algodão doce, pipoca e muito mais.

“Esperamos todas neste domingo”, reforça o convite Valéria Simionatto, coordenadora do Comitê Feminino do Sindigráficos, grupo responsável pelo evento na Associação dos Aposentados e Pensionistas da região, localizada em Jundiaí na Avenida XV de Novembro, nº 1336.

Dezenas de trabalhadoras de várias gráficas já confirmaram a presença, como da  Log&Print, Jandaia, Oceano, Nova Página, Cunha Fachini, Guteplan, Bentech, Better’s, Emepê, Redoma, H Rosa, Graphs Studio e  GrafLog.

Cidinha Reis, integrante do Comitê e sindicalista da classe, acredita que este ano será ainda melhor do que a edição passada e reforça o convite.

“Além de mais prêmios e toda uma estrutura preparada para o lazer das participantes e de seus filhos, o tema da palestra é de grande interesse de todas e será ministrado por uma mulher (Fé Juncal) que domina bem o tema e transmite com uma linguagem bem acessível e dinâmica”, diz.

Fé inclusive abordou o tema da reforma previdenciária para as mulheres gráficas, sendo bastante aceita durante um café da manhã realizado no início do mês no Sindigráficos.

Entre os principais ataques da reforma, ela listou aqueles mais graves, a começar pela possibilidade da mulher não mais conseguir se aposentar, mesmo que com o valor menor, será um desses prejuízos. Quem não conseguir contribuir 25 anos ao INSS não se aposenta mais, mesmo com 65 anos, mais velhos ou doentes.

Na reforma, Temer ainda elevou mais 19 anos de contribuição ao INSS para liberar a aposentadoria  integral. Ampliou de 30 para 49 anos. Já a pensão que a mulher recebe do marido pode ser extinta pela proposta.

Fé falou do mito de que há déficit na Previdência (rombo das contas), como justifica o governo para aprovar a reforma que ataca as mulheres. Na verdade, o governo usou o dinheiro do INSS para outros fins além do pagamento da aposentadoria/pensão. Tudo será abordado no domingo.