MAIS UMA EMPRESA DE EMBALAGENS IMPRESSAS NA REGIÃO SE ENQUADRA COMO GRÁFICA DIANTE DA CAMPANHA SINDICAL

Depois da campanha salarial que garantiu em setembro a recomposição salarial dos gráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região, o Sindicato da categoria (Sindigráficos) lançou uma campanha onde busca a garantia dos mesmos direitos e salários para os gráficos em empresas que não se reconhecem como uma indústria gráfica ou realizando atividade do ramo. Este é o objetivo da campanha de enquadramento sindical das empresas que vêm sendo localizadas em diligências permanentes por sindicalistas. Mais de 30 empresas já foram localizadas e alguns delas já enquadradas sindicalmente nos últimos meses. Uma delas é a Carbopack em Valinhos.

A Carbopack decidiu pelo enquadramento espontâneo. A empresa atua no ramo de embalagens impressas para o segmento de alimentação. Ela produz embalagens para fastfood, lanches, pizzas e alimentos em geral. “A produção de embalagens impressas está tecnicamente e legalmente ligada à indústria gráfica, devendo toda empresa do ramo se enquadrar sindicalmente como uma gráfica, reconhecendo tal categoria para os seus trabalhadores”, explica Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

O enquadramento sindical da Carbopack foi realizado desde setembro. A empresa, no entanto, existe desde o fim de 2000, conforme dados de seu CNPJ. Portanto, a campanha sindical tem surtido efeito de modo positivo. “A decisão da Carbopack de fazer o devido enquadramento foi acertado. Não foi preciso acioná-la judicialmente. Quanto isso acontece, o prejuízo para empresa é grande financeiramente, pois o sindicato costuma cobrar toda a diferença salarial e os direitos coletivos dos gráficos negados nos últimos cinco anos, tempo que é reconhecido pela Justiça”, fala Leandro.