MAIS UMA EMPRESA EM INDAIATUBA ASSUME SER UMA GRÁFICA E SINDICATO CONFIRMA CASO EM PROTEÇÃO DO TRABALHADOR

Mesmo na pandemia, continua rendendo bons resultados os trabalhos do Sindicato realizados antes da crise sanitária voltados ao enquadramento de gráficas em Indaiatuba e região. Nesta semana, de forma espontânea, mais uma empresa com atividade principal na área de impressão, a Big & Strong, procurou o sindicato para regularizar seu enquadramento sindical. O Sindigráficos reconheceu que se trata mesmo de uma indústria gráfica. A carta sindical foi entregue à empresa, que está no mercado desde 2008. Assim, todos trabalhadores do local passam a ser gráficos oficialmente e contam com a proteção do Sindicato de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região.

A Big & Strong é especializada em gravação em metal e corte à lazer. Fornece para vários segmentos produtivos. Dentre eles, para a indústria automobilística, embalagens, farmacêuticas, cosméticos, alimentícia, têxtil e brindes. Embora esteja no mercado há 12 anos, Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos, informa que a empresa atualizou recentemente o seu CNPJ, onde deixa evidente se tratar de uma atividade da área gráfica.

Pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a Big & Strong tem como sua atividade principal a impressão para uso publicitário. Dentre as atividades econômicas secundárias, ela atua com impressão de material para outros usos. A empresa não imprime apenas em metal, mas em outros tipos de materiais, como em plásticos, madeiras, couros, espelhos e em papelão. Jurandir explica que qualquer atividade econômica de impressão, mesmo não sendo em papel, é classificada como uma indústria gráfica, devendo a empresa ser enquadrada como gráfica e os empregados como gráficos.  

Não apenas a etapa produtiva da impressão pode e deve ser classificada como uma gráfica, mas suas etapas anteriores ou posterior à impressão, a exemplo da pré-impressão e do acabamento, como o corte de materiais. A Big & Strong atua até com o corte em materiais não metálicos (Acrílico, PS, PETG, MDF, Couro, Tecido, EVA, Manta Magnética, Borracha). Em breve, o Sindigráficos estará visitando esta empresa em Indaiatuba, em especial os trabalhadores, a fim de apresentar a Convenção Coletiva de Trabalho (conjunto de direitos) e ainda convidá-los para se associarem.