MERCADO GRÁFICO REAQUECE E EMPREGA, MAS PATRONAL AINDA ATACA DIREITOS. CURRÍCULO DEVE SER ENVIADO AO SINDICATO

Anualmente, até dezembro, cresce significativamente a produção gráfica relativa a todos os segmentos deste setor industrial no estado. Amplia a produção na área editorial, promocional, embalagem, rótulos e adesivos, bem como em todas as outras. Aumenta inclusive o número de novas contratações. É comum um incremento médio de 15% no 2º semestre. É por isso que a data-base da categoria – período de renovação de direitos e reajuste salarial – é tradicionalmente em 1º de novembro – época onde o setor gráfico está aquecido e equilibra parte do poder de negociação da classe trabalhadora na campanha salarial. Quanto mais demanda por conta da produção, maior o número de emprego e melhor a negociação por direitos, remuneração e condições adequadas no ambiente laboral.

Faz poucos dias, por exemplo, que a Log&Print em Vinhedo empregou 14 ex-funcionários. Nove novos postos foram preenchidos recentemente na Nova Página em Cajamar, que, se firmar uma parceria, selecionará ainda mais. Mais gráficas procuram profissionais. Estão com processos seletivos em aberto para várias funções.

Um levantamento do Sindicato da classe (Sindigráficos) mostra a busca por trabalhadores pela Emepê em Vinhedo, LitoBand em Jundiaí, D’art em Cajamar, e Valid para atuar no Poupa Tempo de Caieiras. Os interessados podem enviar o currículo inclusive para o Sindigráficos que o enviará para RH de cada empresa.

Os gráficos(as) interessados em trabalhar em alguma dessas empresas devem enviar o currículo para o e-mail contato@sindigráficos.org. Serão considerados apenas os e-mails que constar no título o nome da gráfica e qual função concorre. O Sindicato apenas recebe e envio o currículo.A seleção técnica fica a critério restrito da respectiva empresa.

A D’art está a procura de três auxiliares de produção. A Emepê procura

analista de Custo, técnico em Manutenção, operador de Guilhotina e expedidor. A Log&Print tem vaga para Representante Comercial, Programador de TI e Auxiliar de Impressão para máquina Indigo. A LitoBand não preencheu ainda a vaga para represente comercial com experiência. Já a Valid está a procura de um atendente para trabalhar no Poupa Tempo em Caieira.

Esta é só uma parte das contratações que acontecem no período. Mais vagas em outras gráficas de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e região serão divulgadas depois pelo sindicato. O órgão orienta o gráfico para recusar trabalhos precários, sem as garantias legais dos direitos e remuneração. Gráficos, protejam-se. Denunciem irregularidades. Sindicalize-se AQUI!

“O sindicato patronal, infelizmente, tenta nesta campanha salarial elevar a pressão contra os direitos coletivos da categoria, forçando a mudança da data-base para o início do ano – período quando o mercado gráfico fica menos aquecido, reduzindo o poder de barganha dos trabalhadores para exigir a garantia e avanço dos benefícios”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, que tem combatido esta e outros absurdos.