MESMO NA PANDEMIA, APÓS 15 ANOS DE LUTA, SINDICATO CONQUISTA ACORDO HISTÓRICO COM JANDAIA PARA MELHORIA DA JORNADA DOS GRÁFICOS DE TODOS OS TURNOS

Nesta quarta-feira (16), mesmo com a pandemia, a maior reivindicação dos 360 gráficos da empresa de Cadernos, Jandaia, que fica em Caieiras e é uma das principais do Brasil, está muito perto de ser consolidada após 15 anos de luta sindical no local. Após ir avançando progressivamente, sobretudo há quatro anos quando garantiu uma folga mensal no sábado para todos do 2º turno e mais o feriado do Dia do Gráfico para todos da produção e do administrativo da empresa, o Sindicato acaba de negociar o fim do trabalho em todos fins de semana para todos os profissionais dos turnos, sem nenhum prejuízo no emprego, salário e direitos. Com isso, a Jandaia respalda a luta do sindicato para atender a categoria ao garantir a folga alternada em sábados/domingos para todos os gráficos do 1º, 2º e 3º turnos, inclusive com pequena redução de jornada nos 2º e 3º turnos, diminuição também negociada para maioria dos horários administrativos, estes como o trabalho semanal exclusivamente de segunda à sexta-feira.

“Acredito que transformamos o sonho dos trabalhadores em realidade. O sonho de não trabalhar mais todo final de semana, mas poder descansar e voltar a ter vida social com a família e amigos e emprego com direitos. Vi isso nos olhos e sentimentos de grande parte deles na última semana. O pessoal do 3º turno não terá mais de trabalhar todo domingo, nem o 1º turno em todo sábado, tampouco o 2º turno restrito a uma folga por mês.  Um ganho social imensurável, um presente de Natal, talvez o maior deles. O Sindicato fez/faz sua parte. Esperamos contar com todos trabalhadores que ainda não se sindicalizaram. Dois em cada três ainda não são sócios. É hora disso mudar para continuar mantendo a luta sindical e conquistas. SINDICALIZEM-SE”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Pelo acordado, todos trabalham de segunda a sexta semanalmente, e os gráficos dos 1º e 2º turnos também trabalham em sábados a cada quinze dias, não mais todo sábado. E o pessoal do 3º turno também deixa de ir trabalhar em todos os domingos. De 2ª a 6ª feira, o 1º turno entra às 5h42 e larga às 14h20, e das 5h42 às 16h22 no sábado alternado. O 2º turno inicia às 14h10 às 22h30, e das 9h33 às 20h15 no sábado alternado; O 3º turno começa às 22h30 e vai até às 5h42, e das 19h57 às 5h42 nos domingos alternados. E ainda existem quatro horários administrativos só de 2ª a 6ª feira, onde três deles garantem uma jornada de 42h30 semanal.   

Além da nova jornada que passará a valer a partir de 11 de janeiro, caso o avançado acordo negociado entre o sindicato e empresa seja aprovado depois de amanhã nas assembleias e votações dos trabalhadores, ainda foi possível garantir o feriado do Dia do Gráfico e o pagamento da hora-extra com valor maior, de 150%, se alguém trabalhar neste feriado (7 de fevereiro) e também no Dia do Trabalhador, de Natal, do Ano Novo, da Sexta Feira Santa e da Páscoa. A homologação sindical da rescisão contratual também volta a ser direito do trabalhador após flexibilização pela lei da reforma trabalhista de 2017.   “Este Acordo Coletivo de Trabalho consolida muitos anos de reivindicação do gráfico da Jandaia. O Sindicato sempre priorizou tal luta, conquistando agora essa demanda por ganho social no trabalho através de uma jornada melhor qualificada. O Sindigráficos fez a sua parte. É uma grande vitória para todos. A luta sindical, coletiva e continuada garante as conquistas. Sindicalize-se”, ressalta o advogado da entidade, Luís Carlos Laurindo.