MESMO NA PANDEMIA, SINDIGRÁFICOS CONSOLIDA DIREITOS EM MAIS OUTRA EMPRESA ENQUADRADA COMO GRÁFICA EM ITUPEVA

Nesta semana, após tratativas ainda antes da pandemia, foi consolidado pelo Sindigráficos o enquadramento sindical de outra empresa que atua no segmento gráfico em Itupeva. Agora, todos os trabalhadores da gráfica Dekorace, que pertence ao grupo econômico BePack, especializada em embalagens plásticas para vários setores, em destaque no de perfumaria, recebem oficialmente os mesmos direitos da categoria superiores à CLT. O salário também segue as mesmas regras da Convenção Coletiva de Trabalho dos gráficos. Todos terão direito inclusive ao aumento logo que for concluída a atual campanha salarial, a qual o sindicato mantém grande luta contra a aposta patronal de zerar o reajuste e negar a PLR da classe.

O enquadramento sindical da Dekorace beneficia quase 40 trabalhadores diretamente. “Todos que passaram a atuar na unidade da Dekorace estão sendo reconhecidos como gráficos de fato e de direito, protegidos agora pelo sindicato”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Isso é possível porque a atividade da Dekorace é de serigrafia e afins, estando diretamente ligadas ao ramo gráfico, porque trabalham com a impressão em rótulos das embalagens de plástico, estas produzidas pela BePack.

Desde 2018, o Sindicato acompanha o desmembramento da unidade de impressão da sua planta matriz (BePack). A Dekorace passou a ter a sua própria unidade fabril também em Itupeva. Com a consolidação disto, não havia mais questionamentos sobre o enquadramento dos trabalhadores enquanto gráficos. A própria empresa reconheceu esta questão de forma espontânea em diálogo com os sindicalistas. O grupo econômico inclusive tem um escritório em Jundiaí, onde fica a sede regional do Sindigráficos.

Há dois anos, o Sindicato intensificou a sua ação sindical voltada também para o enquadramento de empresas. Tem conquistado bons resultados. Na cidade de Itupeva, por exemplo, tem feito crescer a sua representação sindical em defesa de mais trabalhadores em empresas deste município.

Há poucas semanas, uma empresa gigante do ramo de comunicação visual, considerada como a maior do segmento no Brasil, reconheceu ao Sindigráficos sua atividade econômica pertencendo às indústrias gráficas. “Confirmei o enquadramento da ArtFix com a própria gerente de RH do local, Bruna Souza. Por telefone, já me garantiu esta questão. Começa a funcionar com seus funcionários vindos da sua unidade em Diadema, que está fechando após a decisão de transferência para Itupeva”, diz Leandro.

Em reconhecimento, o Sindigráficos espera poder contar somente com a organização dos gráficos junto à entidade, sindicalizando-se. A entidade atua direto na base em buscar de direitos a partir da unidade da categoria. Logo, a Dekorace e a ArtFix passam a fazer parte do acompanhamento permanente do sindicato. E os gráficos das empresas têm esta proteção.