NOVA PÁGINA MANTÉM TRADIÇÃO DO CUIDADO COM A SAÚDE E SEGURANÇA DO GRÁFICO COM A ELEIÇÃO DE NOVOS CIPEIROS

Coincidências à parte, mas sempre com a participação do Sindicato dos Trabalhadores (Sindigráficos) atuante no processo da escolha anual dos gráficos responsáveis pelo cuidado com a saúde e a segurança da classe na Nova Página em Cajamar, a empresa completa 10 anos instalada na região sem grandes problemas nesta questão. Seguindo essa tradição, o sindicato, com o aval da empresa, acompanhou a eleição e a apuração dos votos dos funcionários que elegerem democraticamente funcionários para a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa), formada por trabalhadores e representantes da empresa.

Para Maquesuel da Silva, gerente de Recursos Humanos da Nova Página, é de extrema importância a participação do Sindigráficos na condução e no acompanhamento da Cipa. “Isso traz transparência para todos os envolvidos”, avalia o gestor. Logo, esse procedimento fortalece e legitima este processo junto aos trabalhadores e aos representantes da empresa e do sindicato. Assim, todos agem juntos para reduzirem os riscos das condições laborais, adoecimentos e os acidentes do trabalho.

“Na última gestão da Cipa, por exemplo, o Sindigráficos foi informado que havia um produto químico suspeito de ameaçar a saúde dos funcionários. Acionamos a empresa através do técnico de Segurança do Trabalho da Nova Página, Marcelo Figueiredo, que trabalha no local há 10 anos para gerenciar esta área. O problema foi sanado bem rápido. O produto foi retirado do uso, evitando problemas na saúde da categoria”, lembra Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato. Marcelo aproveita para destacar o papel central da Cipa: tem como objetivo a prevenção de doenças e acidentes no trabalho. “Para isso, a comissão eleita deve atuar para promoção da saúde e integridade física dos trabalhos”, fala o gestor.

A empresa investe inclusive na educação dos trabalhadores sobre o tema. Além da eleição transparente da Cipa e a garantia do seu funcionamento, realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). O evento anual, organizado pela Cipa e o setor de Segurança do Trabalho da gráfica, tem o objetivo de conscientizar mesmo os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho, além da prevenção de acidentes. Embora seja uma obrigação legal, muitas empresas não realizam o Sipat, ou fazem inadequadamente, incluindo inclusive assuntos não pertinentes.

A saúde é o maior bem do trabalhador. Portanto, o Sindigráficos felicita a nova gestão da Cipa eleita para atuar em 2020, deseja um bom trabalho e se coloca à disposição de todos. 100 trabalhadores do local participaram do processo eleitoral. Elegeram Juliana Moura e José de Oliveira (cipeiros titulares), além dos gráficos Cícero Silva e Gilson Santana (suplentes). O sindicato parabeniza todos e o setor de Segurança do Trabalho da gráfica, bem como a Nova Página pela garantia de mais uma eleição transparente e democrática, com a permissão da participação atuante do Sindicato.