NOVO ACORDO DE TRABALHO GARANTE O LAZER DO FINAL DE SEMANA DOS GRÁFICOS DA EMPRESA RAMI ATÉ 2017

DSCN4061 (640x480) DSCN4063

Churrasco entre amigos ou viagem com a família no final de semana. Estas e outras atividades continuam como opção de lazer dos gráficos da empresa Rami, em Jundiaí, pois o órgão da categoria (Sindigráficos) acaba de garantir, por mais dois anos, um acordo coletivo na empresa, onde o trabalho dos empregados continua sendo realizado em sábados alternados. Sem a renovação, 100 gráficos voltariam a trabalhar todo fim de semana, o que limitaria o descanso semanal ou a vida social deles, como ocorria antes de 2013 – ano em que foi firmado o primeiro acordo do tipo. Além disso, os funcionários permanecem com o direito à folga remunerada no Dia Nacional do Gráfico, celebrado no dia 7 de fevereiro. O benefício é resultado da atuação do Sindigráficos sobre as empresas da região, em conjunto com os gráficos, consolidando as justas folgas.

DSCN4065 (640x480)“Antes do acordo, os gráficos tinham de trabalhar todos os sábados para completar a carga horária semanal, agora ficam em casa, ou saem nos fins de semana no sábado em que folgam”, comemora Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos, que tratou das negociações para renovação do acordo.

Ele aproveita para lembrar aos empregados sindicalizados que podem passar o fim de semana no Recanto dos Gráficos, em Itanhaém. O sócio do Sindicato que indicar cinco novos trabalhadores da empresa ganha convites grátis para passar um final de semana com a família. Os novos sindicalizados concorrem a sorteios mensais dos convites. O diretor já iniciou a negociação com a Rami para realizar a Campanha de Sindicalização na empresa. A data da ação será divulgada futuramente.

DSCN4066 (640x480)Em relação à renovação do acordo de jornada, a maioria dos gráficos da Rami aprovaram os horários de trabalho e revezamento de escala. Os  trabalhadores que laboram em regime de turnos, legitimaram a seguinte proposta com folga em sábados alternados: (1º turno – das 5h às 13h30; 2º turno – das 13h30 às 22h; e 3º turno – das 22h às 5h). Também ficou acertado que, após trabalharem seis semanas à noite, estes passam para o turno do dia com reservamento semanal por 12 semanas. Houve ainda a votação do pessoal do administrativo e de alguns funcionários de turno fixo, aprovando a renovação do acordo de jornada de trabalho.

“Há sempre o que avançar em favor do gráfico”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, que comemora a renovação do acordo. A jornada de trabalho é um desses exemplos, mas é possível buscar mais direitos através da união, articulação e mobilização dos trabalhadores.

A garantia de mais benefícios pode acontecer quando todos os gráficos da Rami estiverem organizados em torno do seus Sindicato. O dirigente aproveita para convocar todos para se sindicalizarem e lembra que o tamanho da vitória é sempre do tamanho da mobilização.