OCEANO ACEITA NEGOCIAR SOBRE UMA NOVA JORNADA DE TRABALHO COM OUTROS HORÁRIOS E FOLGA EM SÁBADOS

oceano2

Uma relevante mudança na jornada de trabalho dos gráficos da Oceano, em Cajamar, pode ocorrer nos próximos meses. Os funcionários podem deixar de trabalhar de segunda à sábado. A proposta é para o trabalho ao sábado ser feito alternadamente, sem nenhum prejuízo nos salários. Também há possibilidade de haver mudanças no horário das escalas de trabalho. Hoje a empresa funciona em três turnos, sendo o primeiro das 6h às 14h; o segundo, das 14h às 22h; e o terceiro das 22h às 6h. A empresa aceitou debater sobre o assunto com o sindicato da categoria (Sindigráficos), que reivindicou o pleito durante reunião no mês passado, quando questionava o atraso no pagamento do FGTS dos funcionários, bem como verificando denúncia de existir gráficos laborando de forma irregular, como já verificado no ano passado, quando houve contratação ilegal de trabalhadores enquanto Pessoa Jurídica, sonegando direitos.

OCEANO1O calendário de reunião para tratar de um acordo de jornada de trabalho já começa no mês atual. Marcelo Sousa é o diretor do Sindigráficos que está responsável para tratar do caso junto com o gerente de Recursos Humanos da Oceano, Alexandre Marques. O gerente inclusive já teve uma reunião com o Sindicato, acompanhado da advogada da empresa, Regiane Baisso. Na ocasião, aceitaram retomar as negociações deste acordo de jornada que o Sindigráficos reivindica já há bastante tempo. Foi então definido o calendário dos encontros e já receberam diversos modelos de acordo, apresentado por Leandro Rodrigues, presidente do sindicato, e por Josué Cândida, funcionário da Oceano e diretor sindical.

oceano3Nas propostas apresentadas, o Sindicato defende folgas remuneradas em sábados alternados, bem como no Dia dos Gráficos (7 de fevereiro).  O órgão de classe também defende que seja melhorado os horários dos turnos dos funcionários. Todavia, adianta que consultará o Ministério Público do Trabalho, a fim de saber se existe alguma restrição quando às mudanças a ser planejadas e decididas em acordo com a empresa.   “Há dez anos, conquistamos a primeira melhoria na jornada. O turno era  12 horas diárias. Trabalhava-se de domingo à domingo, com o serviço degradante tamanho o excesso de horas-extras. E agora queremos novas evoluções nas condições de trabalho dos gráficos”, frisa Sousa.

FGTS  

oceano4Denúncias de atraso no recolhimento do FGTS dos gráficos também foi postos na reunião entre sindicalistas e o gerente de Recursos Humanos da Oceano, Alessandro Marques, que foi realizada no mês passado. O gestor reconheceu que houve atrasos, mas apenas em questão de dias. Ele explicou que tanto o parcelamento de antigas dívidas com o FGTS, como também o FGTS dos respectivos meses em curso, estão sendo pagos atrasados, mas são pagos sempre dentro do mês de referência. O Sindigráficos alertou os trabalhadores para acompanhar mensalmente se está sendo realizado o recolhimento do FGTS, como falou Marques. “O gráfico precisa se manter vigilante em prol dos direitos”, diz Sousa.