PLANO DE SAÚDE, REFEIÇÃO E QUALIFICAÇÃO GRATUÍTOS AOS GRÁFICOS DA ALPHA E VALE-ALIMENTAÇÃO 67% MAIOR

1

Valinhos talvez seja a cidade brasileira onde mais concentra empresas do ramo de Clicherias. São quase 30. Mas, infelizmente, quantidade não representa qualidade referente ao cumprimento de direitos trabalhistas. Tanto é que os gráficos continuam denunciando tais irregularidades ao Sindicato da classe (Sindigráficos), que mantém blitz nestes locais. Na contramão desse cenário, apesar de ser denunciada por assédio moral, negado pelo proprietário, Marcelo Canavassi, a Alpha Clicheria destaca-se por ter outro perfil. Ela investe na gestão empresarial com o estímulo aos seus 110 trabalhadores, elevando o crescimento da empresa, que, inclusive mudará suas instalações para ampliar o desempenho produtivo e as condições laborais, com foco na saúde e segurança dos gráficos. A Alpha garante até refeição para os empregados sem desconto salarial, bem como plano de saúde de qualidade e plano odontológico gratuitos. E, na última semana, após se reunir com os dirigentes do Sindigráficos, Canavassi garantiu que aumentará o vale-alimentação em 67% e que investirá na qualificação de seus profissionais em seis cursos do Senai.

2O reajuste do vale-alimentação atende a obrigação patronal com base na definição da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da classe. Além dessa questão, sindicalistas também questionaram o dono da Alpha sobre a denúncia de prática de assédio moral de algumas chefias contra funcionários. Canavassi negou e garantiu que assédio não é a política de gestão da sua empresa, que atua de forma técnica e valorizando seu capital humano. Mas, frente aos questionamentos, comprometeu-se em fazer reuniões com todas chefias para apurar e coibir prática de assédio.

3O proprietário ainda aceitou o pleito dos sindicalistas em promover uma reunião com os trabalhadores dentro da clicheria, que também ocorreu na última semana. O encontro com  Canavassi e o gerente de produção da Alpha, Marcos Silveira, ocorreu no dia 13 na sede do Sindigráficos. E contou com a participação do presidente da entidade da classe, Leandro Rodrigues, e os dirigentes sindicais Jurandir Franco e Walter Correia. Na ocasião, a empresa também colocou seu Departamento de Recursos Humanos à disposição dos sindicalistas para tratar de qualquer queixas dos trabalhadores sobre irregularidade que venham a ser denunciadas.

“O desempenho da empresa depende de uma combinação fundamental através da gestão eficiente onde garante boas condições aos clientes e também aos seus trabalhadores, a parte mais importante da produção”, diz Leandro Rodrigues ao avaliar a postura de Canavassi durante seu encontro com os sindicalistas. O dono da Alpha abordou estas questões e inclusive fez questões de pontuar todos os benefícios que valoriza os funcionários, como plano de saúde (Unimed) e odontológico (Uniodonto) gratuitos, bem como o investimento na qualificação dos seus gráficos pelo Senai.

4“A visão empresarial da Alpha, onde cumpre a lei e valoriza seu quadro profissional, precisa chegar para as demais dezenas de clicherias em Valinhos e na Região, pois este tipo de gestão é bom para o empresário e também para o conjunto de trabalhadores, como prova o crescimento da empresa”, frisou Jurandir Franco na reunião com os funcionários na Alpha. O  encontro foi fundamental para alertar que os trabalhadores não podem se acomodar referente à proteção e à evolução dos seus direitos, o que carece unidade e organização da classe. Sindicalize-se.  

O advogado do Sindigráficos, Luis Carlos Laurindo, aproveita o contexto para ressaltar que toda empresa onde valoriza seu trabalhador não tem nada a perder, pelo contrário. Lembra ainda que cabe ao Sindigráficos, como entidade representativa da classe, manter sua função sociopolítica de fiscalizar e garantir os direitos dos gráficos como vem fazendo, bem como pleitear a evolução de benefício trabalhista sempre que possível.