SEM VACINAS E AUXÍLIO EMERGENCIAL, MAIS DE 20 PESSOAS JÁ ESPERAM NA FILA POR UMA VAGA NAS UTIS DA REGIÃO DE JUNDIAÍ

Na Região do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), 23 pessoas aguardam na fila de espera por um leito, de UTI ou enfermaria, para o tratamento da covid-19. Em Jundiaí, já operar em sua capacidade máxima. O município com o maior número de pessoas aguardando na fila por um leito é Cabreúva. São 15 pessoas esperando para serem transferidas. Saiba como a situação está em Itupeva, Vázea Paulista, Campo Limpo, Louveira, Janirú e Cabreúva. Não por acaso que o Sindigráficos cobra do Governo Federal as vacinas para imunização da população e o auxílio emergencial financeiro para que os trabalhadores possam ficar em casa para não contraírem a covid-19  


Em Itupeva não há pacientes em fila de espera, mas a ocupação local está no limite. Os 10 leitos de UTI e nove de enfermaria estão ocupados.

A Prefeitura de Várzea Paulista informa que possui dois pacientes intubados na UPA aguardando vaga para UTI. O Hospital Municipal Dr. Alcípio possui 20 leitos ocupados e um disponível, portanto, não há fila de espera para internação em enfermaria.

Em Campo Limpo Paulista não há pacientes aguardando leitos. Existem no município 23 leitos de enfermaria exclusivos para covid, mas a taxa de ocupação é de 126%, sendo necessário o uso de mais seis leitos. Segundo a prefeitura, todos os pacientes estão assistidos e há a diminuição de leitos comuns e transformação destes em covid.

Louveira também não tem pacientes em fila de espera. A prefeitura criou nesta terça-feira (23) mais seis leitos provisórios de UTI, em parceria com a Santa Casa. Todos eles leitos foram ocupados no mesmo dia. A cidade já tinha outros 10 leitos de UTI 100% ocupados. Mesmo com a ampliação, Secretaria de Saúde alerta para a dificuldade de criação de novos leitos.

Jarinu tem atualmente seis pacientes à espera de leitos de enfermaria para o tratamento da covid-19 em cidades referência da região. A prefeitura do município informa que não há leitos covid na cidade.

Das 15 pessoas aguardando em Cabreúva, sete aguardam uma vaga de UTI, sendo que quatro estão intubados. Os outros oito aguardam vagas de enfermaria. Todos estão assistidos na UPA do Jacaré e na Santa Casa. O município tem ocupação geral de 94% de leitos covid, a Santa Casa está com 114% de ocupação e a UPA com 89%.

FONTE: Com informações do JJ