SINDICALIZAÇÃO
CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃO: 2ª ETAPA COMEÇA EM JULHO APÓS SUCESSO DA 1ª FASE
Atualizado em 26 de junho de 2015, por Bel Coutinho
Sindicato forte é aquele que tem trabalhadores filiados, pois tem força maior contra os empregadores que tentam sonegar direitos trabalhistas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (CCT) e dos acordos coletivos, quando existem. Já nas empresas onde não há sindicalizados, ou apresenta um número reduzido, maus empresários costumam sonegar tais direitos com maior frequência e intensidade.
A sindicalização não é obrigatória, mas, ao escolher não se associar, o trabalhador decide sozinho por ficar desprotegido e consequentemente sofrerá isoladamente com atentados contra seus direitos. Neste sentido, em maio, a fim de fortalecer todos os gráficos da região de Jundiaí, o órgão de classe (Sindigráficos) iniciou a Campanha de Sindicalização 2015. A primeira fase acabou. Houve um crescimento de 10% do total de sócios. A nova etapa inicia em julho.
“A categoria tem buscado proteção em prol da manutenção e ampliação dos direitos”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos. Um exemplo pode ser visto na empresa Gonçalves, recém-chegada na região. A maioria dos gráficos já se sindicalizaram, pois sabem que só unidos conseguirão o direito de trabalhar em sábado alternado. Outro exemplo ocorreu na Cunha Facchini, onde havia limitações nos itens de saúde e segurança dos gráficos (dos 80, mais de 50% estão filiados).