SINDICATO MODERNIZARÁ ESTATUTO PARA FORTALECER GRÁFICOS DE JUNDIAÍ, CAJAMAR, VINHEDO E TODA REGIÃO

ESTA1A fim de dar uma maior e melhor assistência aos trabalhadores gráficos de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e toda região, diante dos atuais desafios político e sociais, a diretoria do sindicato terá novas atribuições após a reformulação do estatuto do órgão. A ideia é garantir um sindicato para a categoria (Sindigráficos) cada vez mais perto de todos e com atuação ainda mais democrática e participativa. A assembleia para reformulação do estatuto será realizada na próxima sexta-feira (26), às 18h, na sede da entidade. Com a atualização, algumas atribuições serão ampliadas e outras novas serão criadas. A ação visa fortalecer muito mais a defesa jurídica e a negociação coletiva da classe, proteger a saúde e segurança laboral, ampliar a comunicação, atuar contra as discriminações e etc..

ESTA2“A alteração será um instrumento relevante para deixar o sindicato mais moderno, com melhores meios de poder acompanhar organicamente a vida dos trabalhadores e potenciar sua organização frente à conjuntura e embates necessários em busca da garantia e da ampliação de direitos e salários”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos, frisando o convite para a assembleia dos gráficos na próxima sexta-feira.

Três novas funções e atribuições passarão a existir no Sindigráficos com a atualização estatutária. O órgão passará a ter uma secretaria Jurídica. “Esta pasta ficará incumbida de todas as questões jurídicas pertinentes, bem como a elaboração de cartilhas e informativos sobre leis e direitos, além de negociações coletivas salariais, benefícios e direitos da classe”, explica o advogado do sindicato, Luisinho Laurindo.

ESTA3Outra novidade é a secretaria de Saúde e Segurança. Esta atuará junto aos trabalhadores nas empresas, a fim de esclarecer e zelar de forma prioritária pela saúde e segurança da classe, através dos mecanismos legais e existentes. “Também acompanhará na implementação, fomento e formação das Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e seus integrantes”, ressalta Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos.

A comunicação da categoria, a qual tem crescimento no último ano, terá uma secretaria específica para conceber, distribuir e dialogar de forma orgânica e sistêmica com e entre todos os gráficos da base de atuação do Sindigráficos. A pasta se chamará Comunicação e Imprensa.

ESTA4Além disso, o secretário geral acumulará o posto do vice-presidente, que deixará de existir. Já o tesoureiro dará lugar ao secretário de Finanças e Administração. O atual diretor social sai de cena e entra o secretário de Inclusão Social e Atividades Sindicais.

“Aliado à tudo isso, haverá alterações para garantir o fortalecimento das subsedes do sindicato e uma mudança importante nas áreas com maior número e demanda de representação da categoria”, fala Valdir Ramos, diretor do Sindigráficos. O dirigente ressalta que as mudanças visam dar plenas condições do sindicato continuar atuando em defesa da categoria de forma efetiva e abrangente em toda a base territorial de atuação.