SINDICATO CONTRARIA BOLSONARO E GARANTE EMPREGO COM DIREITOS E JORNADA MELHOR PARA GRÁFICOS DA BERCROM

Diferente da retirada de direitos para geração do emprego, como defende Bolsonaro, o Sindicato dos Gráficos (Sindigráficos) acaba de renovar os direitos superiores à CLT para 95 trabalhadores da Bercrom em Valinhos. Além do emprego mantido com direitos para todos, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) renovado por mais dois anos, garante uma jornada laboral melhor. Os empregados dos três turnos não trabalham todo sábado, mas alternadamente. E é proibido banco de horas. O pagamento da hora-extra (65% em dias de semana e 100% em domingos e feriados) é obrigatório toda vez que ocorre e etc. Todos ainda têm garantida a folga remunerada no dia 7 de fevereiro, data que é considerada o Dia do Gráfico no Brasil.

Ademais, nenhum gráfico pode ser demitido sem que haja homologação da sua rescisão contratual no Sindigráficos. “O processo é indispensável para evitar que o trabalhador seja dispensado doente ou mesmo sem que ele receba todos os seus direitos gerais e os da Convenção Coletiva da classe. Essa obrigação consta no ACT. Foi incluído desde que a lei da reforma trabalhista de Temer flexibilizou a homologação contratual pelos sindicatos”, fala Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Gráficos.

Os benefícios do ACT são amplos por isso teve quase 100% do aval dos trabalhadores da Bercrom durante a votação secreta e individual no último dia 15. Dos 82 gráficos votantes que atual nos três turnos, 81 aprovaram a renovação do acordo. Dos quatorze trabalhadores do administrativo que votaram, 13 deles foram favoráveis. Portanto, houve quase um consenso das vantagens que conquistamos novamente para todos os gráficos do local”, comemora Jurandir Franco, diretor do Sindigráficos.

“Estamos fazendo a nossa parte em defesa do gráfico e de seus direitos, agora é preciso que os trabalhadores também fazem a sua parte em prol do sindicato para que a entidade continue fortalecida para manutenção das condições superiores na empresa”, convocam Leandro e Jurandir. Para isso, basta que os gráficos da Bercrom se sindicalizem em massa, pois os direitos foram garantidos a todos pelo sindicato junto à empresa, mesmo ainda sendo bem baixo o número de trabalhadores associados.

Por conta da renovação do acordo, a jornada de trabalho semanal dentro da Bercrom continua com sábado alternado. Dessa forma, a 1º turno inicia das 6h às 14h; o 2º turno das 14h às 22h; e o 3º turno das 22h às 6h. Em relação ao período para a refeição, cada trabalhador tem 30 minutos.