SINDICATO CONVIDA GRÁFICA FIRSTWEB PARA FALAR SOBRE QUEIXA DO USO DO TRABALHO SÓ EM PERÍODO DE EXPERIÊNCIA

O contrato de experiência, utilizado por qualquer gráfica para se testar o trabalhador antes de decidir contratá-lo, é permitido pela lei por um tempo máximo de até 90 dias, sendo obrigado a pagar todos os direitos. O mecanismo é permitido para testar antes de contratá-lo e não como se fosse modelo de contrato de trabalho, senão a empresa não contrata mais por tempo indeterminado e fica trocando de empregado a cada três meses. Na última semana, por sinal, o Sindigráficos recebeu uma queixa anônima de que isto pode estar ocorrendo na FirstWeb em Jundiaí-SP. Como a denúncia não significada materialidade de irregularidade, senão mediante sua comprovação, o sindicato solicitou explicações e aguarda uma reunião com a gráfica nesta segunda-feira (30) para apurar o caso.  

O Sindigráficos existe há 60 anos na região. E atua justamente na defesa dos trabalhadores de Cajamar, Jundiaí, Vinhedo e outros 26 municípios. Logo, a entidade é um canal direto dos gráficos em proteção dos mesmos. Dessa forma, se tiver mais trabalhadores com queixas sobre este assunto ou outros, entrem em contado. Porém, por se tratar de um sindicato sério, a entidade primeiro apura as denúncias diretamente com a gráfica citada.  por isso que já notificou a FirstWeb para esclarecimento da denúncia.

A queixa aponta que a gráfica tem abusado desse mecanismo de período de experiência, não contratando, mas trocando de trabalhadores sempre que acaba o tempo permitido. “Vamos saber se isso acontece mesmo e como. Vamos saber se há alguma irregularidade neste procedimento”, explica Leandro Rodrigues, presidente do Sindicato.

No encontro com a FirstWeb, gráfica pequena com cinco trabalhadores, o sindicato aproveitará para checar queixas sobre gráficos sem contrato de trabalho ou carteira assinada, mas atuando como freelances. Também já chegaram denúncias sobre assédio moral praticado pelo proprietário contra empregados. Tudo será devidamente conversado com a empresa. O sindicato aproveita e convida os trabalhadores para se autoprotegerem através da sindicalização. Juntos somos mais fortes. SINDICALIZEM-SE!