SINDICATO DEFENDE HOJE PARA OS GRÁFICOS DA BERCROM A MANUTENÇÃO DA FOLGA NO DOMINGO E TAMBÉM EM SÁBADOS

Nesta quarta-feira (28), desde às 9h, representantes do Sindicato dos Gráficos (Sindigráficos) estão na Bercrom em Valinhos. Os sindicalistas estão buscando defender junto ao proprietário da empresa (Bruno Berto) o interesse dos 80 funcionários do local, tanto da linha de produção, como do setor administrativo. A jornada semanal de trabalho estará em pauta. A entidade, que não para de criticar a medida de governo Bolsonaro que faria com que os trabalhadores laborassem em dias de domingo e feriado como se fossem dia normal de serviço, iniciará a negociação com a empresa para evitar os trabalhos no final de semana.

Desde 2017, o Sindigráficos tem garantido um acordo coletivo de trabalho onde faz com que os profissionais do setor administrativo e do 3º turno da linha de produção só trabalhem de segunda-feira à sexta-feira. O mesmo acordo evita ainda que os gráficos do 1º e 2º turnos trabalhem todos os sábados. Estes funcionários trabalham somente em sábados alternados. “O acordo está em vigor há quase dois anos e perde sua validade no final do próximo mês de outubro. Estamos dispostos a renová-lo junto com o apoio do funcionário”, diz Leandro Rodrigues, presidente do Sindigráficos.

Além do trabalho no sábado alternado para o 1 e 2º turno, e a jornada só de 2ª a 6ª feira para o 3º turno e o pessoal do administrativo, este acordo garante ainda o feriado remunerado no Dia do Gráfico (7 de fevereiro). Também protege o empregado que faz hora-extra. Banco de horas não é permitido na Bercrom pela força deste acordo. Até os gráficos demitidos da empresa estão bem mais protegidos do que outros. A homologação da rescisão contratual do trabalho continua sendo feita pelo Sindigráficos. A gráfica é obrigada a realiza-la por determinação também deste acordo.

A jornada é minuciosamente controlada na empresa. O 1º turno trabalha das 6h às 14h, de segunda à sexta-feira; e no mesmo horário no sábado alternado. O 2º turno das 14h às 22h de 2ª a 6ª feira; e das 9h às 17h em sábados alternados. O 3º turno apenas de 2ª à sexta-feira das 22h às 6h. O pessoal do administrativo só trabalha de segunda a sexta. Existem três horários distintos por lá: das 8h às 18h; das 7h às 17h; e das 6h às 16h.

A empresa já adiantou que quer apresentar sugestões de novos horários. O Sindigráficos deve analisar as propostas logo mais e repassará para os trabalhadores se posicionarem posteriormente. A decisão será sempre do trabalhador. A decisão inclusive de fortalecer (ou não) a entidade sindical na defende do interesse dos empregados do local. “Estamos aqui fazendo nosso papel. Desde 2017, garantimos este acordo em benefício de todos. Esperamos que os gráficos façam também seu papel para renovarmos o acordo, bem como que fortaleçam o sindicato. Associem-se”, diz Leandro.